Massa de ar frio intensa avança pelo Brasil e provoca geadas em várias regiões

Uma nova massa de ar frio trouxe um reforço ao tempo gelado no sul do Brasil, e a semana começou com temperaturas ainda mais baixas. A massa de ar frio, que chegou ao país no fim do domingo (11), manterá o clima frio até pelo menos a quarta-feira (14), com o ápice do frio e geadas intensas previstas para terça-feira (13), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta segunda-feira (12), as regiões Centro-Oeste e Sudeste também começaram a sentir os efeitos da frente fria. Considerando a intensidade e a propagação continental deste ar frio, esta é a primeira massa de ar frio em 2024 que conseguirá avançar sobre todos os estados dessas regiões.

A previsão é de formação de geada de forma gradativa, acompanhando a evolução do ar frio e seco, principalmente nas localidades da Região Sul, mas também em áreas mais restritas do Centro-Oeste e Sudeste.

Funcafé disponibiliza mais de R$ 5 bilhões para a safra 2024/25

Na madrugada e amanhecer de hoje, geadas já foram observadas em grande parte da Região Sul, e o fenômeno também deve ocorrer em áreas do centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, boa parte do estado de São Paulo, regiões de Minas Gerais (oeste, Campo das Vertentes e sul/sudoeste), e na região serrana do Rio de Janeiro.

Moradores e agricultores dessas áreas devem estar atentos às condições climáticas, especialmente em áreas de vales, baixadas de altitude e planaltos, onde a formação de geada é mais provável.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro