Michelin apresenta estratégias em sustentabilidade

A Michelin apresentou, em evento “Tudo Sustentável para 2030: Michelin em Movimento”, realizado em abril, estratégias pautadas em sustentabilidade. Florent Menegaux, CEO do Grupo Michelin,  explicou a visão de sustentabilidade do Grupo, que se baseia na busca constante pelo equilíbrio entre os 3 P’s que direcionam a empresa: Pessoas, Planeta e Performance financeira. Também foram apresentadas as ambições do Grupo para 2030, com base em doze indicadores que abrangem seu desempenho ambiental, social e financeiro.

Dentre as metas, está a de alcançar uma taxa de engajamento dos funcionários de mais de 85%; aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de gestão para 35%; definir um padrão global em segurança no trabalho, com um TCIR¹ inferior a 0,5. Além disso, a companhia espera reduzir drasticamente suas emissões de CO2, nos Escopos 1 e 2 (em 50% em relação a 2010) e no Escopo 3 relacionado ao transporte, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono nesses escopos até 2050; e aumentar drasticamente o conteúdo de matérias-primas sustentáveis ​​em todos os seus produtos para 40% até 2030, em linha com sua meta de 100% até 2050.

As iniciativas devem impulsionar o crescimento sustentável, com um aumento médio de 5% ao ano nas vendas entre 2023 e 2030, assim que a atual crise relacionada à Covid-19 estabilizar. A Michelin divulgou ainda que espera dispor de 20% a 30% das vendas de negócios não relacionados a pneus e garantir a criação de valor significativo, com ROCE superior a 10,5% entre 2023 e 2030.

Novos territórios 

De acordo com a empresa, as tendências de mobilidade pós-Covid e o crescimento acelerado do mercado de veículos elétricos (VEs) representam oportunidades genuínas de crescimento para o Grupo, que desenvolveu liderança tecnológica incomparável no design e fabricação de pneus projetados especificamente para VEs. No segmento de transporte rodoviário, o grupo focará seletivamente na criação de valor, enquanto em Mineração, Movimentador de Terra, Agrícola, Aeronáutica e outros pneus especiais, a Michelin pretende se manter como referência, capitalizando a diferenciação de seus produtos e serviços.

Liderada por sua capacidade de inovação e sua experiência em materiais, a Michelin também pretende impulsionar uma forte expansão em cinco segmentos de negócios de pneus e outros territórios: serviços e soluções, compostos flexíveis, dispositivos médicos, impressão 3D de metal e mobilidade de hidrogênio.

Marco inicial em 2023

Durante o Michelin Market Day, foram apresentados os vários drivers de competitividade industrial que proporcionarão uma economia líquida de € 80 milhões por ano, entre 2020 e 2023. Além disso, as despesas de SG&A no negócio de pneus serão reduzidas em € 65 milhões até 2023 e num total de € 125 milhões até 2025.

Yves Chapot, gerente geral e diretor financeiro do grupo, anunciou os objetivos financeiros do Grupo para 2023: a empresa espera reportar cerca de € 24,5 bilhões em vendas, mais de € 3,3 bilhões em receita operacional do segmento 3, € 3,3 bilhões em fluxo de caixa livre estrutural (total acima de 2022 e 2023) e um ROCE de 10,5%.

Além disso, a empresa está calculando os custos de algumas das suas externalidades negativas, como as emissões de carbono e o uso de água e solventes, e está empenhado em reduzi-los em cerca de 10% até 2023.Por último, o Grupo anunciou a revisão de sua política de dividendos, com o novo objetivo de pagar 50% do lucro antes de itens não recorrentes em 2021.

Durante o evento, Menegaux observou: “Com este novo plano estratégico Michelin em Movimento, o Grupo está embarcando em uma dinâmica de crescimento ambiciosa para os próximos dez anos. Estou convencido de que o engajamento e a capacidade de inovação de nossas equipes nos permitirão oferecer uma combinação harmoniosa de desempenho empresarial sustentado, desenvolvimento contínuo dos funcionários e compromisso com o planeta e as comunidades. Mesmo que permaneça fiel ao seu DNA, em 2030 o perfil do Grupo terá mudado significativamente com o crescimento de novos negócios de alto valor agregado em torno e além dos mercados. É esta capacidade de se reinventar constantemente que tem sustentado a força da Michelin por mais de 130 anos e que hoje nos dá confiança no futuro.”

“Apesar da crise atual e do ambiente econômico ainda incerto, a Michelin demonstrou a resiliência de seus fundamentos e a validade de seu modelo de negócios. Este novo plano estratégico da Michelin dará ao Grupo os meios para impulsionar um novo crescimento e reduzir o impacto das suas principais externalidades negativas. A empresa continuará desenvolvendo suas operações de pneus enquanto integra novos negócios, com um foco constante na manutenção de um balanço robusto e margens firmes.”, finalizou o executivo.

Fonte: Michelin

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