O campo fértil da inovação no agronegócio

“O campo fértil da inovação no agronegócio” foi o tema do webinar na Agrishow Experience, que reuniu os especialistas Abdalah Novaes (líder de Negócio para Climate FieldView na América Latina), Amir Szuster (vice-presidente de Vendas e Novos Negócios Agritask), Cristiano Paim (diretor de P&D Stara) e Marcelo Kozar (diretor-executivo Via Máquinas), além do moderador Cleber Soares (diretor de Inovação MAPA).

Dentro dessa temática, Abdalah Novaes, líder de Negócio para Climate FieldView na América Latina, destacou as prescrições e seleção de sementes da Climate FieldView, com o uso de inteligência artificial, que ajuda os agricultores a entender como empregar determinada genética em semente na melhor área para que se obtenha o máximo desempenho e melhore a produtividade da lavoura de forma sustentável. “Essa é uma realidade que já está no campo”, afirma.

Novaes vê ainda como entraves para maior uso de inovação e tecnologia no campo a falta de conectividade nas fazendas e também a falta de mão-de-obra qualificada.

Para Amir Szuster, vice-presidente de Vendas e Novos Negócios Agritask, uma plataforma de gestão que permite a digitalização de todos os dados do negócio em um único lugar, sem alterar os métodos de trabalho aos quais a fazenda já está acostumada, o uso de tecnologia no campo deve acelerar ainda mais. “Nos apoiamos em pesquisa da Embrapa que mostrou que 84% dos produtores já usam algum tipo de tecnologia no campo”, explica.

Cristiano Paim, diretor de P&D da Stara, destacou que hoje a empresa está instalada no coração da agricultura de precisão brasileira, que é a região de Não-me-toque (RS). A Stara, que produz máquinas agrícolas, incorporou nos últimos anos tecnologias, como softwares e sensores em sua linha de produção. “Pensamos em produção em uma única camada”, assinala.

Já Marcelo Kozar, diretor-executivo da Via Máquinas, contou que a empresa usa a inteligência artificial para conectar o mercado de máquinas usadas a produtores interessados em adquirir os equipamentos.

 

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná