PIB da agropecuária tem queda de 3,3% no terceiro trimestre

Desaceleração do setor agropecuário ocorre após cinco trimestres com taxas positivas

por Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária caiu 3,3% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). De acordo com as informações que integram o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, essa foi a primeira queda da atividade após cinco trimestres com taxas positivas.

Na avaliação da coordenadora de Contas Nacionais do Instituto, Rebeca Palis, “a agropecuária atingiu o seu maior patamar no trimestre passado e, neste, há a saída da safra da soja, a maior lavoura brasileira, que é concentrada no primeiro semestre”, diz a especialista.

“Então há a comparação de um trimestre em que há um grande peso da soja com outro em que ela não pesa quase nada. Portanto, essa queda era esperada, mas está sendo um bom ano para a atividade, que está acumulando alta de 18,1% até o terceiro trimestre”, explica Rebeca.

Com relação ao mesmo período do ano passado,  no entanto, a agropecuária avançou 8,8%, com o aumento na estimativa de algumas culturas que têm safra relevante no terceiro trimestre, como o milho, a cana-de-açúcar, o algodão herbáceo e o café, e também da pecuária.

PIB acima do esperado

O PIB brasileiro, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, ficou estável, com crescimento de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o segundo, segundo o IBGE. Trata-se da terceira taxa positiva seguida, após a variação de -0,1% nos últimos três meses do ano passado.

Boletim Focus: mercado prevê que inflação fechará o ano em 4,54%

De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,2%, na comparação com o mesmo período de 2022.

Com esse do resultado do terceiro trimestre, que ficou acima do esperado pelo mercado, o PIB está no maior patamar da série histórica e opera 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

 

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná