PIB do agronegócio recua 2,2% no primeiro trimestre de 2024

Clarisse Sousa – O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro caiu 2,2% no primeiro trimestre de 2024, mantendo a tendência observada no ano passado. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Considerando o desempenho da economia brasileira até o momento, o PIB do agronegócio deve representar cerca de 21,5% do PIB do país neste ano, abaixo dos 24% registrados em 2023, segundo o Cepea.

Novo recorde: número de trabalhadores no agro cresce 3%

Segundo os pesquisadores do Cepea/CNA, esse resultado do agronegócio foi influenciado principalmente pelos preços mais baixos, além da queda na produção de importantes produtos do setor, especialmente na agricultura dentro da porteira.

No entanto, o ramo pecuário ajudou a amenizar o resultado negativo, graças aos desempenhos positivos dos segmentos agroindustrial e agrosserviços. Assim, pela perspectiva dos ramos do agronegócio, enquanto o agrícola caiu 3,83%, o pecuário avançou 1,68%.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro