Plantio do trigo está quase concluído no Rio Grande do Sul

Foi concluído o plantio do trigo na metade Oeste do Estado. Em função da melhoria das condições climáticas dos últimos períodos, a semeadura do trigo foi retomada nas regiões em atraso, especialmente na metade Leste, e alcança 94% da área projetada para esta safra que, conforme a Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares. A produtividade prevista é de 3.100 kg/ha.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (25/7) pela Emater/RS-Ascar, a redução da nebulosidade e o aumento da luminosidade favoreceram o desenvolvimento mais vigoroso das plantas e o aumento da concentração de clorofila, conferindo um verde mais intenso e uniforme às lavouras de trigo no Estado, além de melhorar de forma significativa seu aspecto geral, estimulando o perfilhamento e o crescimento foliar.

Chuvas impactam o ritmo de colheita de cana na primeira quinzena de julho

Em termos fitossanitários, observa-se o aparecimento de manchas foliares em algumas áreas, e os trabalhos se concentram no manejo preventivo e curativo com fungicidas.

Na Região Noroeste, onde o cultivo do trigo está mais antecipado, é realizado o controle de ervas daninhas, de pulgão e lagarta. As temperaturas mais elevadas no período favoreceram a aplicação de herbicidas seletivos para o controle de azevém e de plantas dicotiledôneas nas lavouras.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro