Plataforma digital vai conectar o ecossistema do biometano em SP

O Governo de São Paulo lançou no último dia 5 a plataforma digital Conecta Biometano SP para ligar representantes da cadeia de suprimentos do biometano e interessados em desenvolver projetos de descarbonização.

O app, que conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Fabricantes equilibram leis e demandas do mercado na produção de motores

Produtores, comercializadores, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, entidades de pesquisa e até bancos que financiam esses projetos, por exemplo, poderão se cadastrar na plataforma, que ajudará empresas e gestores públicos a encontrar possíveis fornecedores e parceiros para projetos de transição energética com uso do biometano.

O combustível é uma das apostas de São Paulo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Principalmente porque o estado é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, cuja vinhaça é usada como matéria-prima para fabricação do biometano. Limpo e renovável, ele é considerado uma das opções mais viáveis para a descarbonização dos transportes pesados nos próximos anos.

O lançamento da Conecta Biometano SP aconteceu durante o Workshop Biometano SP, que reuniu diversos representantes dos setores público e privado interessados no tema da transição energética.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro