Primavera 2024: La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro

A estação da primavera 2024 começou oficialmente no Brasil neste domingo, 22 de setembro, às 9h44, e deve prevalecer o clima seco até meados de novembro, conforme Prognóstico da Primavera elaborado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

As chuvas podem ficar acima da média, principalmente em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas (Região Norte); sudeste da Bahia (Região Nordeste); Rio Grande do Sul (Região Sul); e retorno gradual das chuvas nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).

Fabricantes equilibram leis e demandas do mercado na produção de motores

No entanto, a qualidade e o volume de chuvas, durante a estação, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia.

Neste período da primavera, o INMET indica que o sul do Amazonas, que é uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele Estado, ainda vai sofrer com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até outubro.

Fenômeno La Niña

O fenômeno climático La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro.

Já no trimestre outubro-novembro-dezembro/2024, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.

A primavera se encerra no Brasil em 21 de dezembro, às 6h20 (hora Brasília).

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Quadtrac 715 da Case IH recebe o prêmio de Trator do Ano de 2025

LS Tractor amplia a rede de concessionários para o norte e nordeste do Brasil

Conab prevê aumento de 8,2% na safra de grãos 2024/2025