Projeto incentiva motorização elétrica agrícola

Maioria das máquinas agrícolas é movida a diesel ou combustíveis fósseis

O Projeto de Lei 2427/20 institui uma política para estimular o uso da propulsão elétrica em máquinas agrícolas, como tratores, implementos, motocultivadores e motobombas. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Marcelo Brum (PSL), autor da proposta

Conforme o texto, a Política Nacional de Incentivo à Motorização Elétrica Agrícola será adotada em todas as cadeias produtivas agropecuárias, envolvendo desde a pesquisa até a fabricação de equipamentos. O poder público federal elaborará um plano de ações e metas para a consecução dos objetivos da política de estímulo.

O projeto foi apresentado pelo deputado Marcelo Brum (PSL-RS). Para ele, o meio rural deve aproveitar o desenvolvimento da motorização elétrica no mundo – como os veículos elétricos – para investir em novas tecnologias que tornem o processo produtivo mais eficiente e menos poluente.

“Assim como tem avançado a eletrificação no setor automobilístico urbano, o setor rural deverá em futuro próximo adotar crescentemente o uso da motorização elétrica, substituindo boa parte dos motores a diesel”, disse Brum.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados Federais

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná