Lucas Zanetti* – A fenação tem se mostrado uma prática essencial para pecuaristas e criadores de cavalos que buscam eficiência e economia na alimentação dos animais. O Brasil, com um rebanho bovino de mais de 234,4 milhões de cabeças, entre gado de corte e produção leiteira, tem na pecuária uma atividade de grande relevância econômica, e, na criação de equinos, o 4° maior rebanho do mundo, com mais de 5,7 milhões de cabeças.
Um dos principais desafios enfrentados pelos produtores é garantir uma alimentação de qualidade para os animais, especialmente em épocas de escassez de chuvas. Nesse cenário, a produção de feno e pré-secado vem ganhando destaque como uma solução eficaz para manter o rebanho bem nutrido o ano todo.
Além de garantir a nutrição adequada, essas técnicas de conservação de forragem impactam diretamente no bolso do produtor. Ao utilizar feno ou pré-secado, o pecuarista pode economizar nos custos com ração externa ou silagem de milho, ainda bastante utilizada. Isso se traduz em maior segurança alimentar para o rebanho e menos flutuações nos gastos com alimentação, beneficiando a rentabilidade da atividade.
Tanto a fenação quanto o pré-secado apresentam vantagens distintas, atendendo a diferentes necessidades dentro da propriedade rural. O feno, com seu baixo teor de umidade, é conhecido pela durabilidade e facilidade de armazenamento, podendo ser utilizado ao longo de meses sem perder suas propriedades nutritivas. Já o pré-secado, que se caracteriza por ter de 30 a 40% de umidade a mais que o feno, é produzido de forma muito mais rápida, sendo cortado e enfardado em um único dia. Essa agilidade faz dele excelente opção para regiões com altos índices de precipitação, visto que pode ser armazenado no próprio local de produção após embalado.
Boas práticas na lubrificação aumentam vida útil de máquinas e evitam dores de cabeça
A produção do pré-secado também traz outras vantagens. Como o tempo entre o corte e o enfardamento é reduzido, há menor exposição ao clima, o que garante uma melhor preservação dos nutrientes da planta. Assim, o alimento produzido mantém uma alta qualidade, beneficiando a saúde do rebanho e, consequentemente, a produtividade da fazenda.
Com a demanda crescente por maior eficiência na produção de alimentos para o gado, a mecanização da fenação tem se tornado indispensável. Equipamentos especializados garantem um processo mais rápido e eficiente, desde o corte da forragem até o enfardamento do produto final. O manejo adequado da forragem, seja para a produção de feno ou pré-secado, deve seguir os mesmos cuidados com tratos culturais de qualquer outra cultura, utilizando máquinas que elevem o rendimento operacional e preservem a qualidade.
Com um portfólio completo de máquinas e tecnologias voltadas à fenação, a Massey Ferguson oferece soluções que ajudam o produtor a melhorar a eficiência operacional e a qualidade do produto final. Essa tecnologia reduz o tempo de trabalho no campo e garante que o alimento oferecido aos animais seja da mais alta qualidade, maximizando o retorno financeiro ao produtor.
Com a mecanização adequada e o uso de tecnologias que facilitam o processo de produção, os pecuaristas conseguem aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a sustentabilidade de suas operações. Mais do que uma solução nutricional, a fenação é uma estratégia que contribui para o sucesso da pecuária e criação de equinos no Brasil.
*Lucas Zanetti é gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!