Quais os impactos das tecnologias da Agricultura 4.0 no campo

No podcast desta semana, o assunto são as ferramentas digitais, integradas e conectadas, que otimizam a produção agrícola em todas as suas etapas

Há décadas, a tecnologia tem contribuído com soluções que modificaram os processos nos mais diversos setores da economia. E o agronegócio não ficou de fora. O trabalho no campo passou por muitas evoluções e agora vivemos a chamada Agricultura 4.0.

Mas o que seria a Agricultura 4.0? Trata-se de um conjunto de tecnologias digitais de ponta, integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas.

Esse fenômeno vai além da simples mecanização do campo. As operações e decisões passam a ser orientadas com base em dados retirados do clima, da terra, da lavoura etc.

Além disso, os diversos dispositivos conectados e integrados permitem a automação dos processos. Isso está intimamente relacionado ao conceito de Internet das Coisas (IoT). Com isso, equipamentos e profissionais trabalham de modo conectado e otimizado.

Pensando em toda essa contínua evolução proporcionada pela Agricultura 4.0, a Jacto apresentou ao mercado em 2021 a “Jacto Next”, uma nova área de negócios da empresa responsável pela comercialização e entrega de serviços especializados dentro da porteira.

O objetivo da Jacto Next é oferecer ao agricultor soluções integradas e completas que viabilizem a Agricultura 4.0, simplificando a adoção de novas tecnologias e ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dentro do seu negócio.

Conversamos com Guilherme Panes, gerente de desenvolvimento de negócios da Jacto, e ele falou sobre essas novas tecnologias e como elas impactam a produtividade no campo.

Confira!

Related posts

CNA atua para ampliar acesso dos produtores a recursos do Funcafé

FPA destaca oportunidades para o produtor com o mercado de carbono

SP investe R$ 32 milhões em novo centro para produção de hidrogênio verde