A Comissão de Valores Mobiliários – CVM espera divulgar, até o final de setembro, a regra definitiva do Fiagro. Nas próximas semanas, em reunião de regulação, serão discutidas as alterações. A informação foi divulgada por João Pedro Nascimento (presidente da CVM), em evento, nesta segunda-feira (5), na capital paulista.
Para Fabiana Perobelli (superintendente de Relacionamento com Clientes da B3), o Fiagro democratizou o acesso ao investidor no mercado do agro. “A beleza do Fiagro é ter reunido todas as letras (CPR, CRA, CDCA, entre outros) e ter simplificado o processo”, pontou. Ela salientou que o mercado de capitais traz governança e transparência, que existe muito apetite por projetos ambientais, e que o desafio está na segurança jurídica. “Outro aspecto importante é o seguro de preços. O Brasil precisa ser protagonista na formação de preços”, acrescentou.
Mapa declara fim de emergência para a doença de Newcastle no RS
Um estudo da CVM mostra que o agro responde por menos de 5% de participação no mercado de capitais. “O crescimento dos instrumentos tem alcançado índice superior a 100%, mas a base é muito baixa, assim há muitas oportunidades. Precisamos promover essa aproximação do agro com o mercado de capitais”, disse Nascimento, que complementa que essa aproximação tem também uma função social importante e contribui para atender os compromissos de sustentabilidade.
Fonte: Datagro/Uagro