Boletim Tracker-Fecap traz cidades e modelos com maior incidência de eventos
“O crescimento do agronegócio tem relação direta nesse comportamento. O aumento na frota desta categoria provoca uma maior exposição das máquinas, que ultrapassam, facilmente, a casa dos seis dígitos, motivando o crime. Após a prática do delito, os veículos são descaracterizados, com a retirada de placas, adesivos e possíveis identificações e são revendidos em outros estados como GO, PR e MT”, analisa o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vítor Corrêa.
Exportações do agronegócio alcançam US$ 13 bilhões em outubro
Para o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira, é preciso destacar também que “além do impacto operacional que a perda de um trator pode causar em uma propriedade, há o impacto econômico direto a considerar, dada a alta valorização destas máquinas no mercado”.
O Boletim Tracker-Fecap analisou os dados de furto e roubo de tratores separadamente. Os eventos de roubo de tratores cresceram 44,4% nos sete primeiros meses do ano. Foram 39 este ano e 27 no mesmo período de 2022.
“Os criminosos de roubo de tratores não estão concentrados em uma região específica do estado. Eles podem operar em diferentes municípios, de acordo com as oportunidades. Apenas sete municípios registraram mais de um roubo, sendo que o município de São Paulo registrou a maioria, com cinco casos”, acrescenta Erivaldo Costa Vieira.
TOP Cidades
- SÃO PAULO – 5
- BIRITIBA-MIRIM – 4
- MOGI MIRIM – 2
- SAN TO ANDRÉ – 2
- GUARULHOS – 2
- MAUÁ – 2
- AMERICANA – 2
Os modelos mais visados são:
- MR/JCB 3CX 2WS4WD
- M.A./MASSEY-FERGUSON
- MR/CASE 580N TC
- MR/JOHNDEERE 310L
- MR/CAT 416
Os furtos tiveram uma alta mais expressiva que os roubos: crescimento de 57,58%. Entre janeiro e julho foram 52 ocorrências e nos sete primeiros meses do ano passado foram 33. A cidade de Conchas foi a recordista de eventos, quatro no total.
TOP Cidades
- CONCHAS 4
- RIBEIRAO PIRES 3
- TUIUTi 2
- RIO CLARO 2
- CAMPINAS 2
- PIRACICABA 2
- SALTINHO 2
Os crimes de furtos também não são concentrados. Apenas sete municípios registrando mais de duas ocorrências no período de 2022 a 2023. “A dispersão dos crimes de furto de tratores no estado de São Paulo dificulta o trabalho das autoridades policiais”, avalia Vitor Correa.
As marcas e modelos mais visados para furto são:
- M.A./MASSEY-FERGUSON
- MO/JCB 214E
- MA/VALTRA A950
- M.A./CATERPILLAR
- M.A./NEW HOLLAND
“Como esses veículos dificilmente trafegam pelas rodovias e ficam alocados em propriedades particulares, o trabalho de identificação e recuperação pela polícia se torna quase impossível, por isso, a grande importância em contratar um serviço de monitoramento e rastreamento para essa categoria”, finaliza o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker.
Fonte: Datagro
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!