A lastragem líquida consiste em introduzir água nos pneus através da válvula de calibragem, utilizando um dispositivo apropriado e o nível é controlado pelo posicionamento da altura da válvula.
Em pneus de construção diagonal (convencional), a quantidade de água máxima a ser colocada é de aproximadamente 75% do volume.
Enchimento de 75% (nível da água na mesma altura de 12 horas no relógio). Em pneus de construção radial e de configuração mista diagonal cintado, a quantidade máxima de água a ser colocada é de 40% do volume ou conforme recomendações no manual do operador.
Enchimento de 40% (nível da água na mesma altura de 4 horas no relógio).
Conheça as vantagens do uso da água em relação ao peso metálico
- O peso da água é colocado diretamente no pneu que está em contato com o solo, diminuindo o risco de danos mecânicos nos eixos e rodas (peso morto).
- Fácil detecção de furos.
- Fácil socorro do trator quando furar o pneu, pois este demora mais para murchar.
- Baixo custo.
Na videoaula desta semana, uma produção do Senar, em parceria com a Máquinas & Inovações Agrícolas, você vai aprender sobre a lastragem líquida.
Assista:
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!