Secretaria de Agricultura de SP apresenta tecnologia de produção sem defensivos

Em um mundo que exige cada vez mais alimentos com menos ou nenhum defensivo químico, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo oferece ao produtor rural opções que dispensam o uso de produtos químicos. É o controle biológico, que já tem pesquisas desenvolvidas e eficazes para diversas culturas e será apresentado durante a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto. 

Alternativa indispensável para diminuir o uso de agroquímicos nos sistemas de plantio, o uso de agentes biológicos estará exposto no estande da Secretaria, onde o Instituto Biológico (IB) mostrará ao vivo como este trabalho é feito. Os visitantes poderão ver de perto insetos parasitoides, ácaros-predadores e fungos e vermes que causam doenças em insetos (entomopatogênicos). 

Agentes de controle biológico dispensam ou complementam o uso de defensivos químicos | Foto: Divulgacão

O Instituto Biológico desenvolve pós-doutorado na área e também auxilia na instalação de biofábricas desses agentes, oferecendo assessoria anual com projeto de construção ou adaptação da estrutura, treinamento de funcionários, fornecimento das cepas e análises quali-quantitativas e de estabilidade dos inseticidas microbiológicos produzidos. 

O programa começou em 2000 e já assessorou 54 empresas em 13 Estados. Cepas do IB estão uso em 1,5 milhão de toneladas de cana e em 3 milhões de hectares de soja.Além de combater as pragas, o controle biológico oferece vantagens ambientais e sociais, aumentando o valor agregado dos produtos. Ele é ecologicamente correto também por não fazer mal aos insetos polinizadores, responsáveis por 75% da polinização de alimentos no mundo todo. 

O programa completo de controle biológico com vídeos e apostilas pode ser acessado clicando aqui

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo 

Related posts

John Deere apresenta novas pás-carregadeiras Versão P com foco no conforto

JBS interrompe o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil

Inadimplência atinge 7,4% do produtor rural que atua como pessoa física