Seminário do Senar debate sobre o uso de drones em aplicações agrícolas

Evento promovido pelo reuniu mais de 200 profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quinta (13), o seminário online Agricultura Digital: uso de drones em aplicações agrícolas.

A iniciativa foi promovida pela Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, por meio das Coordenações Técnica, de Formação Profissional Rural e de Educação Corporativa. O evento reuniu mais de 200 profissionais, entre técnicos e instrutores das administrações regionais da entidade.

“A proposta visa contribuir com a formação continuada dos instrutores e técnicos de campo da instituição”, afirmou a diretora da DEPPS, Janete Lacerda.

A coordenadora de Formação Profissional Rural, Fabíola Bomtempo, explicou que a ideia de realizar o seminário veio a partir do “grande interesse dos profissionais do setor nas ações de pulverização e uso de drones”.

Eugênio Schroder, da Schroder Consultoria Agro, empresa que trabalha com tecnologias de aplicação aérea, foi o palestrante.

Brasil deve produzir maior safra de grãos da história, aponta Conab

Ele afirmou que os drones agrícolas estão revolucionando o agro brasileiro e ressaltou que o principal benefício dessa prática é que não é necessário ter pessoas e aplicadores dentro da lavoura.

“O que o uso de drones nas aplicações agrícolas traz como diferencial é que não há ninguém dentro do talhão a ser tratado. Isso é uma revolução na aplicação de defensivo ao usar tecnologia mais moderna e ser mais seguro.”

O especialista destacou que o drone pode ser usado em várias culturas como grãos, legumes, frutas, fibras e pastagem. Podem aplicar produtos sólidos e líquidos e, por isso, são utilizados para controle de insetos e demais pragas, doenças, plantas daninhas, para adubação e semeadura.

Além da retirada do homem do talhão tratado, Schroder aponta outras vantagens do equipamento como o uso em pequenas, médias e grandes propriedades, além de serem muito precisos na aplicação.

Ele destacou ainda a capacidade do Senar para disseminar informação aos produtores rurais sobre a existência do drone e suas aplicações devido à sua capilaridade.

Gabriel Sakita, coordenador técnico da DEPPS, disse que Eugênio Schroder vai gravar três podcasts tirando dúvidas sobre o assunto que serão disponibilizados no portal de Educação Corporativa do Sistema CNA/Senar/ICNA.

“Essa é a primeira iniciativa relacionada ao uso de drones nas aplicações agrícolas. Ainda vamos fazer outros encontros com assuntos específicos sobre uso de drones na agricultura,” disse.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná