Bombeiros são treinados para operar máquinas agrícolas em incêndios

Encerrou no sábado, dia 5, a primeira turma de máquinas agrícolas com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT). O curso foi de Operação de Pá carregadeira no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso. No dia 21 deste mês, os militares realizarão o treinamento de Operação de tratores agrícolas, no mesmo local.

Participaram desta ação, 13 integrantes do CBM-MT (pertencentes ao Batalhão de Emergências Ambientais e aos 07 comandos regionais) e dois analistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).

O objetivo é capacitá-los com ferramentas que possam auxiliar no combate a incêndios florestais e no enfrentamento ao fogo durante este ano de 2021. Foram apresentados conhecimentos referentes à operação básica da pá carregadeira, sua manutenção básica e conhecimentos de mecânica.

Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais.  De acordo com o diretor de operações, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, “essa união entre Corpo de Bombeiros e homem do campo é muito importante para acabarmos com esse estigma de que o brasileiro coloca fogo em suas florestas”.

Durante cerimônia realizada em Cuiabá, o Comandante geral do CBM-MT, Cel BM Alessandro Borges Ferreira, destacou a importância de ter equipes preparadas para as condições climáticas adversas. “No meio do ano, passamos por uma condição climática crítica, um período muito seco e qualquer fagulha é prejudicial. É importante ter essa parceria com o Senar-MT e Sindicato Rural porque com a técnica e o conhecimento certos haverá menos impacto ao meio ambiente e à saúde do cidadão”.

Fonte: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro