“Estamos prontos para avançar até pelo menos B20”, diz presidente da Aprobio
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“Não faltou matéria-prima, não faltou capacidade e sobrou qualidade ao produto ofertado em forma de mistura ao diesel fóssil nas bombas como todo o setor já previa”, destacou Francisco Turra, Presidente do Conselho de Administração da APROBIO.
“A economia verde cresceu, com mais empregos e até o preço na bomba se comportou de forma estável ao longo do ano e não houve nenhum problema de desempenho que os inimigos da sustentabilidade e da descarbonização teimaram em rogar”, celebrou Turra.
Estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a presença do biodiesel na matriz de ciclo diesel ajudou a evitar a emissão de 4,4 milhões de toneladas de CO2 equivalentes no segundo trimestre de 2023, quando a mistura obrigatória do biocombustível cresceu para 12%. Turra reforça que “o tamanho dos benefícios de descarbonização tão desejados por toda a sociedade seria muito maior se a mistura prevista de B15 tivesse sido cumprida”.
“O certo é que o setor celebra 19 anos de história fazendo sua parte ao apoiar o Brasil no compromisso de cumprir suas metas de descarbonização do setor de transportes, além de ser exemplo de transição energética”, disse Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO. “E estamos prontos para avançar até pelo menos B20, beneficiando no curto prazo os grandes centros urbanos sem mudança em motores e custos em novas infraestruturas de abastecimento”, completa Minelli.
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