Show Safra: “agricultura tropical brasileira é imbatível”, diz Paolinelli

Ex-ministro da Agricultura e indicado ao Nobel da Paz recentemente, Alysson Paolinelli recebeu o prêmio “O Semeador”

“Eu fico até constrangido, porque quem deveria estar homenageando era eu a esses produtores rurais”, declarou emocionado o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli ao receber o mérito “O Semeador”, comenda que é entregue pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde para personalidades que ajudaram a plantar boas ações para o desenvolvimento de Mato Grosso.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o Show Safra 2023, na noite desta terça-feira (21). Entusiasta do potencial do Cerrado para a produção agropecuária, Paolinelli sempre pontuou que sem comida não há paz, e nem desenvolvimento social e econômico.

“O que eu pude fazer foi ser um sonhador. Foram os produtores que acreditaram em nós, que levamos eles a uma aventura que eles confiaram e deram certo. Eu sei que essa homenagem é muito mais que um carinho, é uma amizade que construímos. Eu caminhei nessa região de Mato Grosso quando não se tinha nada, não se via uma estrada. Hoje retornado, eu me arrepio, porque essa região tem aqui o que o mundo precisa, e o mundo precisa do Brasil, e o Brasil vai ser o grande sustentáculo para evitar a fome e a miséria que não podemos ter. Essa agricultura tropical que nós desenvolvemos é imbatível e nós vamos levar, especialmente ao mundo, a garantia de uma segurança alimentar que o mundo hoje nem tem”, destacou Paolinelli.

Lucas do Rio Verde se destaca como uma das cidades que mais produz soja e milho no país. E para o Presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o sucesso da agricultura neste Cerrado do Centro-Oeste brasileiro deve muito às pesquisas, ao empenho e ao entusiasmo de Alysson Paolinelli.

“Alysson plantou uma semente que hoje todos nós estamos colhendo no Cerrado Brasileiro e mato-grossense, então esse prêmio é um reconhecimento não só dos produtores de Lucas do Rio Verde, mas dos produtores do Brasil que hoje têm em suas mãos a solução que é ir para a luta contra a fome”, agradeceu Piccini.

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, o professor Paolinelli liberou a revolução agrícola sustentável. Estruturou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – nossa reconhecida e renomada Emprapa.

Incentivador da pesquisa, da ciência e da tecnologia, Alysson Paolinelli foi Ministro da Agricultura, entre tantos outros cargos e postos de destaque que ocupou. Teve ainda, importantes reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, inclusive a indicação ao prêmio Nobel da Paz em 2021, por sua contribuição à produção mundial de alimentos, que se traduz em segurança alimentar.

Fonte: Uagro

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro