Soluções em descarbonização são destaques da MWM


Ribeirão Preto (SP) – A MWM, recém adquirida pela Tupy, está presente na 28ª edição da feira internacional de tecnologia agrícola – a Agrishow — que acontece até 5 de maio, em Ribeirão Preto — São Paulo. No evento, a MWM apresenta ao público as motobombas nas versões biometano e diesel, lançamento da companhia, soluções para descarbonização e aumento de produtividade, através de usinas de bioenergia a biogás: do tratamento do dejeto até a geração de eletricidade, biometano e produção de biofertilizantes sólidos e líquidos; assim como a solução de transformação de veículos e máquinas, originalmente a diesel, para operarem em biometano e/ou gás natural através de sua nova linha de motores, além das tradicionais e renomadas linhas de peças de reposição da MWM.

O visitante poderá ver, em primeira mão, muitos produtos inovadores que a MWM está exibindo em seu estande, entre eles:

  • •Lançamento: Motobomba
  • Caminhão a biometano (100% transformado de diesel para biometano)
  • Gerador biogás 4.12 — 94 kVA
  • Gerador diesel 150 kVA
  • Torre de iluminação fotovoltaica
  • Mini biodigestor
  • Peças de reposição (Linhas Genuína, Opcional e Master Parts)

Motobomba

O público que visitar o estande da MWM irá conhecer o lançamento da empresa na Agrishow, as motobombas MWM. Desenvolvidas no Brasil, irão compor o portfólio de produtos voltados para o segmento agrícola. Com alto rendimento e baixo nível de emissões de gases de efeito estufa, e disponível nas versões biometano e diesel, garantem aos clientes alto desempenho e precisão para fertirrigação e irrigação.

Os equipamentos de fertirrigação nas versões diesel ou biometano vão de 180 a 300 cv, já os equipamentos de irrigação convencional, quando equipados com os motores 4.12TCE, vão de 100 cv a 180 cv, e quando equipados com os motores 6.12TCE, vão de 200 cv a 300 cv.

Principais características das motobombas MWM na versão diesel, quando comparadas com as soluções disponíveis no mercado, são:

  • Economia de até 20% no consumo de combustível
  • Redução estimada de 30 ton/ ano de tCO2-eq
  • Injeção eletrônica common rail de alto desempenho
  • Menor custo de manutenção
  • Baixo nível de fumaça e de ruído

Principais características das motobombas MWM na versão biometano, na comparação com motobombas diesel:

  • Fertirrigação com neutralidade na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE)
  • Sem emissões de material particulado
  • Redução de emissões de poluentes
  • Auto-suficiência do combustível (biometano)
  • Menor custo de operação

Solução MWM em descarbonização

Economia circular sustentável

A MWM lançou uma solução para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que, tanto o pequeno como o grande produtor rural consigam neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa gerada pelo processo produtivo, obtendo, ao mesmo tempo, redução de custo operacional e aumento de produtividade. Os resíduos orgânicos são coletados, tratados, e, através de biodigestores e sistemas de filtragem e monitoramento, são transformados em biogás de alta qualidade para alimentar seus grupos geradores, em biometano para substituição do diesel ou como fonte energética alternativa à lenha, gás natural ou GLP; e ainda podem ser transformados em biofertilizante sólido e/ ou líquido.

Solução MWM à Biometano

Além da solução em bioeletricidade, a MWM apresenta uma solução de transformação de veículos e máquinas originalmente movidos a diesel em biometano e/ ou gás natural, através da instalação de sistema completo de alimentação a gás, novo motor com tecnologia exclusiva de combustão, garantindo a qualidade de instalação/ desempenho e regularização do veículo junto aos órgãos competentes.

O biometano é gerado a partir do tratamento e purificação do biogás, com a remoção resíduos e gases não combustíveis, como o dióxido de carbono, e é uma excelente alternativa para o abastecimento de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas de alto rendimento.

Além da descarbonização, segundo a fabricante, esta solução oferece benefícios como:

  • Redução do custo por km rodado em relação ao diesel
  • Desempenho similar ao diesel, com motorização desenvolvida para o trabalho exclusivo com gás natural e biometano
  • Facilidade na manutenção: 85% dos componentes são similares aos usados nos motores diesel
  • Solução permite rápido abastecimento dos cilindros
  • Nível de ruído menor do que os motores diesel
  • Motores produzidos no Brasil

Linhas de Peças de Reposição

A empresa expõe também suas consolidadas e renomadas marcas de Peças Genuínas – desenvolvidas de acordo com as especificações técnicas dos motores, testadas e homologadas pela engenharia da companhia, respeitando os mais rígidos padrões de qualidade com certificação ISO 9001 e em conformidade com as leis ambientais. As Peças Opcionais trazem novidades em opções de peças com foco em aumento de competitividade, para os produtos da empresa e a linha de Peças Master Parts® Multimarcas – que foram desenvolvidas com o objetivo de ampliar o portfólio de peças de reposição, bem como atender e comercializar produtos multimarcas. Na linha de peças Master Parts® a empresa possui mais de 1.400 itens disponíveis para motores multimarcas.

De acordo com Cristian Malevic, diretor de Engenharia e responsável pela Unidade de Soluções em Descarbonização e Energia Elétrica da MWM, “a empresa lança mais uma solução conectada à cadeia do biogás / biometano, uma motobomba desenvolvida e produzida no Brasil que, além de contemplar, desde fábrica, tecnologias fundamentais para a qualidade de operação no campo, como, entre outras: um sistema de telemetria integrado com o que há de mais moderno em gestão de fertirrigação em usinas e um sistema inteligente de troca da plataforma de cilindros de gás sem que a operação tenha que ser interrompida, ainda permite redução significativamente do custo operacional e redução das emissões de CO2 — o que, na cana-de-açúcar, por exemplo, está diretamente conectada ao valor do CBIO, o crédito de carbono emitido pelos produtores de biocombustíveis no país”, diz.

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro