Tecnologia de análise de grãos em tempo real é destaque da Agrosystem

A Agrosystem, empresa especializada em agrometeorologia e agricultura de precisão, levará à Agrishow o CropScan 3300H, última tecnologia NIR para análise da composição de grãos em tempo real, diretamente na colheitadeira.

Atualmente, a análise de constituintes de grãos – como proteína, umidade e óleo – é realizada em laboratório, por meio de equipamentos NIR de bancada, o que acaba sendo, muitas vezes, uma atividade lenta e custosa. Com foco em levar mais praticidade e precisão à empresas e agricultores, a Agrosystem trouxe esta solução inovadora, a qual substitui a técnica laboratorial e realiza a análise de grãos inteiros de soja, milho e trigo em tempo real, durante o processo de colheita. Com análises realizadas a cada 8 a 12 segundos, a tecnologia, aliada com um sistema GPS, gera mapas da distribuição espacial de proteína e umidade nos talhões.

LEIA MAIS
Base de dados traz dados sobre doenças agrícolas
ABIMAQ oferece curso sobre válvulas de segurança
Manutenção: qualidade do combustível interfere na vida útil da máquina

Um dos principais benefícios para o agricultor é a possibilidade de utilizar dados reais para guiar aplicações à taxa variável de fertilizantes. “O mapa de percentual de proteína, gerado pelo CropScan 3300H, quando combinado com o mapa de produtividade gerado pela colheitadeira, permite estimar a extração e exportação de Nitrogênio do solo nos diferentes pontos dos talhões”, explica Carlos Henrique Jacintho Andrade, CEO Agrosystem.

Tela do CropScan 3300H, última tecnologia NIR, substitui a técnica laboratorial e realiza a análise de grãos inteiros de soja, milho e trigo | Foto: Divulgação

Além disso, a tecnologia viabiliza a segregação e blends em campo, com base na qualidade dos grãos. “Deste modo, é possível combinar grãos de alto e baixo teor de proteína e umidade ainda durante a colheita, gerando blends com maior preço médio de venda e, assim, maiores retornos”, explica Jéssica Pavani, coordenadora de vendas Agrosystem.

Outro diferencial da tecnologia é que os resultados ficam armazenados na memória do equipamento e podem ser exportados para o website CropNet para acesso rápido no computador, celular ou tablet.

Fonte: Agrosystem

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro