TOMRA Food apresenta soluções para produção de batatas

O consumo de batatas apresenta crescimento no mercado brasileiro. A Associação Brasileira da Batata (ABBA), organizou uma videoconferência com representantes das principais regiões produtoras do Brasil para fazer uma análise do mercado e projetar o futuro e os desafios. Apesar de não serem números “oficiais”, atualmente cerca de 1.500 produtores plantam batatas em 200 municípios e classificam a produção em 200 “lavadoras”. No Brasil, o plantio e a colheita ocorrem em todos os dias do ano em uma área total de 100.000 hectares anuais. A produção é destinada ao mercado fresco (65%), à indústria de chips (15%), à indústria de pré-fritas (12%) e à batata semente (8%).

É reconhecido que o mercado de produção de batatas tem muito potencial de crescimento a curto e médio prazo. Por um lado, as lavadoras de batatas que fornecem batatas frescas para os supermercados e/ou para indústria, ainda possuem linhas pouco automatizadas, utilizando em geral a seleção manual de batatas.

O crescimento do consumo de batata pré-frita per capita no Brasil tem sido notório, e continua se mantendo em alta mesmo durante a pandemia provocada pela COVID-19. Apesar do Brasil ainda importar batata pré-frita congelada de outros países para suprir a necessidade interna, os fabricantes locais têm realizado grandes investimentos destinados ao aumento de capacidade a curto e médio prazo, com novas linhas de produção. Segundo os dados divulgados pela ABBA, no Brasil o consumo per capita de batata pré-frita congelada está em torno de 2,7 kg por ano, enquanto em mercados desenvolvidos, o consumo de batatas congeladas está entre 12 e 15 kg, portanto ainda existe um enorme potencial de crescimento.

Soluções integradas

Com esse cenário em pano de fundo, a TOMRA Food Brasil se firma como solução de classificação ótica para o mercado de produção de batatas e outros segmentos. Desde batatas inteiras a batatas fritaschips, crisps e produtos especiais, os classificadores de batata da TOMRA garantem a eliminação de produtos descoloridos, amassados, apodrecidos, com imperfeições e todos os tipos de materiais estranhos, como pedras, plásticos, madeira, vidro. De acordo com João Medeiros, Gerente Comercial da TOMRA Food Brasil, “as soluções de classificação de batatas da TOMRA podem identificar e remover imperfeições, características biológicas, formas e tamanhos, estruturas, cores, densidades e materiais estranhos.”

A TOMRA 3ª, conforme a empresa, é uma classificadora óptica robusta, confiável e econômica disponível para os produtores. João Medeiros explica que, “a TOMRA 3A usa sensores multiespectrais de infravermelho próximo (NIR) que realizam uma avaliação minuciosa de cada objeto em queda, identificando perfeitamente as batatas entre os materiais estranhos. Além disso, os sensores de cores agora detetam os produtos verdes indesejados. Os ejetores inteligentes, posicionados na extremidade da esteira rolante, atingem um nível superior de eliminação de materiais estranhos e batatas verdes com perda mínima de produto em boas condições”.

“A TOMRA 3A torna-se um aliado forte para os produtores, uma vez que permite uma combinação estratégica da tecnologia de iluminação de pulsos de LED multiespectrais, câmaras de alta resolução e softwares de análise da TOMRA garante a remoção precisa e regular de pedras, pedras de terra, rochas, madeira, ossos, plásticos, vidros, metais e borracha.”

Processadores de batata

Do outro lado do negócio, os processadores de batatas (batata-frita, chips, batatas processadas) enfrentam um aumento da demanda pela qualidade dos seus produtos e pretendem torná-los cada vez mais atraentes para os consumidores finais. Para este segmento do negócio a TOMRA apresenta também uma solução bastante eficaz e com resultados excepcionais.

A máquina de classificação TOMRA 5B se destaca entre as indústrias de processamento de batata e vegetais em todo o mundo. Devido a facilidade de uso e precisão, João Medeiros explica que “a tecnologia de visualização inteligente e versátil da TOMRA 5B, com câmaras de alta resolução de vários ângulos 4K, permite a varredura de 360​​° e a ampliação para localizar até os menores defeitos. Sua configuração flexível fornece mais precisão ao expulsar objetos estranhos dos produtos, minimizando falsas rejeições de um bom produto, aumentando a produção e reduzindo o desperdício. Também existe a opção de combinar tecnologia laser e câmaras em uma mesma máquina, como se fossem duas máquinas de triagem em linha”.

O sistema aberto da TOMRA 5B tem um processo de limpeza rápido e eficiente que resulta em menos áreas inacessíveis e um menor risco de acúmulo de resíduos. Juntos, esses recursos fornecem mais tranquilidade quando auditorias de higiene são realizadas e o tempo de atividade máximo da máquina. O design funcional da máquina TOMRA 5B é conveniente para todos os usuários, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade e permite que os processadores classifiquem de acordo com seus próprios critérios de especificação. É capaz de separar uma grande variedade de batatas e outros vegetais. O responsável da TOMRA conclui: “A TOMRA 5B apresenta uma combinação poderosa de recursos excepcionais, inovação de última geração e facilidade de uso. É um ótimo complemento para a linha TOMRA, garantindo excelentes resultados em todo o processo de classificação”.

Fonte: TOMRA Food

Related posts

CNA atua para ampliar acesso dos produtores a recursos do Funcafé

FPA destaca oportunidades para o produtor com o mercado de carbono

SP investe R$ 32 milhões em novo centro para produção de hidrogênio verde