Tomra lança plataforma de dados


O serviço baseado em nuvem libera o poder do big data para monitorar e otimizar os processos de classificação de alimentos

O Tomra Insight, uma plataforma de dados com o objetivo de aumentar a eficiência de separação e classificação, já está disponível para a indústria de alimentos.  O produto transforma as máquinas de separação e classificação em dispositivos conectados que geram dados de processos valiosos, que são armazenados  na nuvem, convertidos em informações acionáveis e acessíveis de qualquer lugar por meio de um portal da web para desktops e dispositivos móveis.

A coleta de dados ajuda os processadores quase em tempo real e em retrospecto. Como a qualidade do produto é medida continuamente, os operadores da máquina têm autonomia para fazer ajustes rápidos e otimizados nas configurações da máquina em resposta às mudanças na qualidade do produto na linha, dando autonomia aos clientes  para tomar decisões operacionais e de negócios com base em informações mais completas.

Os engenheiros da Tomra ajudam os clientes a analisar dados críticos todos os meses como parte do serviço de assinatura Tomra Insight. A comparação  agora é possível entre vários locais, turnos, lotes e temporadas.

Felix Flemming, vice-presidente e chefe digital da Tomra Sorting, comentou: “Ao capturar e usar dados valiosos, a Tomra Insight está transformando a classificação de um processo operacional em uma ferramenta de gerenciamento estratégico. E essa ferramenta está se tornando cada vez mais poderosa à medida que a desenvolvemos continuamente em resposta às necessidades e prioridades dos clientes. Novas funcionalidades e recursos são lançados a cada três semanas – uma rotina durante a qual a empresa trabalha em estreita colaboração com os clientes na busca de objetivos compartilhados”.

Felix Flemming, vice-presidente e chefe digital da Tomra Sorting

Benefícios

Graças às métricas de desempenho coletadas pelo Tomra Insight, os processadores podem se beneficiar de várias maneiras, conforme a empresa. O tempo de inatividade é reduzido monitorando a integridade e o desempenho da máquina para dar suporte à manutenção preditiva e baseada na condição. O rendimento é maximizado avaliando as variações e otimizando o equipamento de classificação adequadamente. A eficiência é melhorada identificando lacunas na produção e analisando as possíveis causas raiz. A classificação para a qualidade desejada é aprimorada pela capacidade de tomar decisões com base em dados precisos de composição do produto. E as operações são simplificadas por meio de pedidos de peças de reposição mais fáceis e acesso flexível a dados e documentação.

Jeffry Steemans, gerente de produto digital da Tomra Food

Jeffry Steemans, gerente de produto digital da Tomra Food, disse: “Os processadores de alimentos que participam de instalações-piloto nos dizem que a plataforma tem um retorno de investimento muito rápido. Eles veem melhorias na qualidade do produto, menor desperdício, maior rendimento e aumento de capacidade. Os clientes também relatam que os operadores de máquinas adotam a transparência de ter informações disponíveis para tomarem melhores decisões”.

Um processador de alimentos que realizou um primeiro teste da Tomra Insight é a Jersey Royal Company. Localizada na Dependência da Coroa Britânica em Jersey, esta empresa é produtora da batata nova Jersey Royal. A empresa cultiva, lava, classifica, embala e fornece aproximadamente 20.000 toneladas de batatas todos os anos. Quatro das máquinas de classificação da empresa – um Halo e três Tomra 5A – estão conectadas ao Tomra Insight há mais de seis meses.

Andrzej Kopacz, gerente de operações da The Jersey Royal Company, comentou: “O produto construiu o ‘Rolls-Royce’ de classificadores, e o Tomra Insight é um forte acréscimo a essas máquinas. Usando as informações que obtemos da Insight, agora estamos gerenciando a qualidade do produto com mais precisão para atender às expectativas do cliente, melhorar o controle e a alocação do produto, ver onde precisamos ajudar os classificadores a cumprir as metas, reduzir o desperdício e fazer melhor uso do equipamento com menos tempo de inatividade. Agora também podemos dar um feedback melhor aos nossos produtores. Por exemplo, podemos sinalizar rapidamente se houver muitas batatas verdes indesejadas passando para processamento”.

Processadores de alimentos interessados no Tomra Insight são convidados a solicitar um teste sem riscos entrando em contato com seu gerente de vendas local ou com a equipe diretamente no site da empresa.

Fonte: Tomra Food

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro