Trator novo ou usado? Veja as melhores dicas para não errar na escolha

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens na hora de comprar um trator novo ou usado

Não há dúvidas de que a aquisição de maquinário é uma das principais formas de aumentar a eficiência e a produtividade na fazenda. Dessa forma, a principal questão é sobre qual tipo de investimento deve ser feito: é melhor comprar um trator novo ou usado?

A seguir, listamos os prós e os contras na compra de um trator novo ou usado. Com isso, você poderá tomar a decisão mais acertada.

O que considerar na hora de escolher um trator novo ou usado?

Vantagens dos tratores novos
  • Garantia de fábrica: embora a probabilidade de um trator novo apresentar defeitos seja pequena, você pode contar com assistência técnica para arrumar o que for preciso. Atualmente, a garantia de fábrica pode ser de até 5 anos, dependendo da marca escolhida.
  • Peças novas: a durabilidade das peças de um trator novo é bem maior do que de um trator usado. Além disso, caso seja necessário trocar alguma peça, será muito mais fácil encontrar fornecedores.
  • Tecnologia de ponta: as máquinas estão em constante evolução e as fabricantes lançam novas tecnologias todo ano. Por causa disso, ao comprar um trator novo, você terá acesso ao que há de mais moderno nesse mercado.
Desvantagens dos tratores novos
  • Preço: um trator recém-saído da fábrica tem um custo mais alto. Isso exige uma boa análise sobre a demanda da fazenda antes de qualquer investimento. Afinal, um equipamento caro parado é sinônimo de prejuízo.
  • Depreciação: assim como qualquer veículo, o trator acaba perdendo valor de mercado assim que sai da concessionária. 
  • Prazo de entrega: como a maioria das marcas não possuem máquinas a pronta entrega, ao comprar um trator novo você começa a pagar pelo equipamento mesmo antes de utilizá-lo.
Vantagens dos tratores usados
  • Preços acessíveis: por conta da depreciação do valor ao sair da concessionária, o preço de um trator usado é bem menor quando comparado a um trator novo. Além disso, cabe mais margem para negociação. 
  • Bom custo-benefício: ao comprar tratores seminovos ou bem conservados é possível ter mais tecnologia por menos investimento.
  • Uso imediato: a compra de um trator usado evita problemas como falta de estoque ou tempo de montagem na fábrica. Isso significa que você fecha negócio e o equipamento já está disponível.
Desvantagens dos tratores usados
  • Documentação de transferência: ao optar por um trator usado é preciso ter em mente que será necessário desembolsar um valor para transferir a propriedade do veículo para o seu nome.
  • Manutenção: equipamentos usados carregam peças e componentes desgastados. Lembre-se que isso pode gerar um número maior de manutenções e reparos. Além do valor gasto com a assistência, ainda pode ocorrer o prejuízo na lavoura caso o trator fique muito tempo na oficina.
  • Anúncios enganosos: pessoas e imagens podem mentir sobre o real estado do trator. Se a negociação for feita via internet, o cuidado deve ser redobrado para não cair em nenhum golpe.
  • Vistoria especializada: para diminuir a chance de problemas, o ideal é investir na contratação de uma empresa ou profissional que entenda de mecânica e elétrica para avaliar as reais condições do trator.
  • Custo do deslocamento: caso o trator esteja em outra cidade ou em um local distante, é necessário considerar também o valor do transporte do equipamento até a sua fazenda.

Como deu para notar, há inúmeras vantagens e desvantagens na compra de um trator novo ou usado. Por isso, a dica de ouro é fazer uma análise criteriosa sobre quais são as necessidades da sua propriedade. Além, é claro, de entender quanto você tem para investir. Independentemente da escolha, contar com um trator é sinônimo de mais agilidade na sua produção.

Confira também:

8 dicas para escolher o trator ideal para a sua propriedade

Guia rápido: saiba quais são os 10 melhores tratores agrícolas

 

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro