Modelo Trator Yanmar Solis comercializado no Brasil é fruto de uma parceria entre a multinacional japonesa Yanmar e a indiana ITL; e teve recorde de vendas
De lá para cá, o portfólio cresceu e atualmente a Yanmar comercializa no país cinco versões dos tratores, em que as faixas de potência vão de 26, 60, 75, 80, até 90 cavalos, em versões estreito e standard, com e sem cabine. No ano passado, a marca alcançou um pico nas vendas, e atingiu a marca de cinco mil unidades vendidas em um único ano.
Plano Safra 2023/24 pode ter recursos ampliados e juros mais altos
“Em 2022, a Yanmar foi uma das marcas que mais cresceu no país. O crescimento, somente no mercado agrícola, foi de 70% nas vendas. Grande parte desse resultado é puxado pela comercialização dos tratores Yanmar Solis, que demonstram a consolidação do produto no país”, comenta Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da Yanmar South America.
Entre as características mais reconhecidas pelos proprietários do Trator Yanmar Solis estão a economia de combustível, seguida pela facilidade de operação, que é proveniente do sistema de transmissão, como o reversor sincronizado disponível no equipamento.
Por meio dele, segundo a fabricante, o operador tem mais agilidade nas manobras, além de facilidade na utilização de implementos. A embreagem independente é outro item evidenciado pelos clientes, já que a TDP pode ser acionada e desativada com o trator em movimento. O painel de instrumentos é completo, e conta com alarme sonoro em adição aos avisos luminosos, e também com avisos periódicos que sinalizam a necessidade de manutenções preventivas.
A marca enfatiza ainda a atenção à entrega do equipamento ao mercado, que segue alinhada às responsabilidades ambientais. “O trator Yanmar Solis está adequado à norma RoHS, uma diretiva adotada em 2003 pela União Europeia, que proíbe o uso de substâncias perigosas em processos de fabricação de equipamentos elétricos e eletrônicos, como cádmio, mercúrio, chumbo e outros. Ela não é exigida no Brasil, mas mantemos nosso compromisso e responsabilidade ambiental, em todas as etapas e processos”, enfatiza Mario Giaxa, especialista em Pós-Vendas da linha agrícola da Yanmar South America.
Na visão de futuro, a marca também conta que está atenta às novas demandas do mercado, e que prevê a ampliação do portfólio do trator Yanmar Solis no Brasil para ainda este ano.
“O resultado demonstra que estamos no caminho certo, mas sabemos que o mercado precisa de novas soluções. Em breve, anunciaremos novidades nesta linha de produto, que com certeza, serão sucesso de vendas, assim como tivemos no ano passado e ao longo destes últimos cinco anos”, revela Figueiredo.
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!