Valtra apresenta novo trator fruteiro com motor MAR-1

A Valtra apresentou pela primeira vez a nova linha de tratores da série A Geração 3 Fruteiro (A3F). A novidade pode ser vista na Expodireto Cotrijal 2019, entre os dias 11 e 15 de março, em Não-Me-Toque (RS), na versão plataformada. Com novo design, mais moderno e arrojado, a série A3F chega para complementar o portfólio de tratores da Valtra no segmento estreito. Além da nova série, a marca também traz à feira de agronegócios as suas linhas de tratores A4s e a BH HiTech.

A linha A3F conta com motor AGCO Power Eletrônico, homologado de acordo com lei de controle de emissões (MAR-1), e quatros modelos com diferentes faixas de potência: o A63F (69cv), A73F (79cv), A83F (89cv) e o mais potente trator do segmento, o A93F de 99cv. Todos os modelos da série possuem coluna de direção regulável com ajustes de altura, que proporciona mais conforto e melhor ergonomia ao operador.

O sistema de acionamento hidráulico da embreagem da TDP traz para os agricultores suavidade na liberação, evitando trancos e, consequentemente, aumentando a vida útil do disco da embreagem. As quatro opções de transmissão, três opções de velocidade de TDP e as duas opções de vazão de bombas, fazem da A3F a série de tratores leves mais versátil do mercado. Além disso, o novo painel de instrumentos do A3F mostra informações instantâneas para o operador, como consumo de combustível, área trabalhada, distancia percorrida e diagnostico do motor.

As 4 opções de transmissão, 3 opções de velocidade de TDP e 2 opções de vazão de
bombas fazem da Série A3F da Valtra os tratores leves mais versátil do mercado |Foto: Divulgação Valtra

 

“Esses tratores oferecem plataforma totalmente plana e alavancas laterais, que aumentam o conforto e facilidade na operação”, comenta Winston Quintas, supervisor de Marketing do Produto Tratores da AGCO. “Além disso, a nova série chega com 4 opções de transmissão totalmente sincronizadas, 3 opções de velocidades de TDP, válvula de fluxo constante de até 55 litros por minuto, única no segmento e a maior capacidade de levante do segmento”, completa Quintas.

Tratores BH HiTech – A linha de tratores BH HiTech também está presente na Expodireto Cotrijal 2019, com modelos de 145 cv a 195 cv e transmissão automática PowerShift. O grande destaque da linha BH HiTech é a transmissão HiTech3 (HiTech “three”) PowerShift, com troca automática dentro dos grupos. São 18 velocidades para frente e 18 para trás. Os produtos se somam à quarta geração da Linha BH, lançada em 2017 e que hoje conta com duas opções de motorização.

A transmissão Powershift pode ser operada manualmente com trocas de velocidade por botões ou por um dos dois modos de programação automática, que altera a velocidade conforme a rotação pré-definida. Outro atributo de destaque da máquina é o reversor eletro-hidráulico Power Shuttle, que permite que as direções de condução sejam alteradas usando uma alavanca, sem necessidade de acionamento da embreagem. A transição é feita sempre de forma suave, rápida e com proteção, permitindo que o sentido da máquina seja revertido somente em velocidade abaixo de 2 km/h.

A Linha BH HiTech é composta pelos modelos BH144 HiTech (145 cv), BH154 HiTech (159 cv) e BH184 HiTech (180 cv) com motores de 4 cilindros e os modelos BH174 HiTech (179 cv) e BH194 HiTech (195 cv) com motores de 6 cilindros. Os modelos da linha contam ainda com o recurso do N Auto, que desacopla o PowerShift todas as vezes que o pedal do freio é acionado, ou caso a rotação do motor fique menor que 1.020 rpm, acoplando novamente em velocidades a partir de 1.020 rpm, ou quando o operador tirar o pé do freio.

Família A4 – A Valtra também traz à Expodireto Cotrijal 2019 os modelos da premiada família A Geração 4. Os tratores da série A4s variam entre 75 cv e 95 cv, e possuem chassi compacto, ideal para pequenas e médias propriedades ou operações que demandam potências menores. Já os modelos A94 e A104, da Série A4, são indicados para a média potência, oferecendo 95 cv e 105 cv, respectivamente.

Disponíveis nas versões cabinado e plataformado, os tratores desta família possuem uma robusta transmissão mecânica 12+12 ou 24+24 com super redutor, que oferece o melhor escalonamento de marchas do mercado, e reversor eletro-hidráulico PowerShuttle, que proporciona ganhos de agilidade durante as manobras, além do ajuste de sensibilidade de arrancada,’ conforme o tipo de operação.

Trator BH194 HiTech, mais um dos destaques da Valtra | Foto: Divulgação Valtra

A família A4 também possui o sistema HiShift, que permite ao operador trocar de marcha pelo simples acionamento de um botão na alavanca de câmbio, sem a necessidade de usar o pedal da embreagem, proporcionando mais suavidade no acoplamento e facilidade na operação. Outra novidade que aumenta a versatilidade das máquinas é o redutor Super Creeper, que possibilita operações em velocidade m ínima de 0,15 km/h.
A melhor ergonomia da classe, aliada a um baixo nível de ruído (75 dB), garante que a família A4 ofereça uma experiência confortável em quaisquer situações. A estrutura da cabine é estreita na parte da frente para facilitar a direção em áreas de galpões e permitir uma excelente visibilidade nas operações. Como opcionais, o produtor tem duas vazões hidráulicas, de 57 ou 98 l/min, além de várias opções de configuração das válvulas de controle remoto.

Além do diferencial com a transmissão automática HiTech4, os modelos A4 HiTech estão preparados para receber as facilidades do Fuse Technologies, como o piloto-automático Auto-Guide® 3000 e controle de telemetria por meio do AgCommand™.

A série A4 foi eleita “Máquina do Ano” por uma comissão de jornalistas independentes no SIMA Show 2017, feira agrícola realizada em Paris (França) – a série A4 HiTech conquistou o mesmo prêmio na edição 2019 do mesmo evento, apontado como o maior do mundo.

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro