Vem aí a semana de conhecimento “Alimento de Valor”

A primeira edição do evento online vai abordar: rastreabilidade, monitoramento de resíduos, padrão de qualidade e certificações/auditorias

O Brasil se consolidou mundialmente como um dos maiores produtores de alimentos, sendo um dos protagonistas na missão de alimentar uma população que deve crescer em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O desafio é grande, porém, mais que ampliar quantitativamente a produção, é preciso crescer de forma sustentável para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos.

Nesse cenário, a PariPassu trabalha com a indústria de insumos, produtores, comercializadores, supermercadistas e redes de food servisse, com soluções para os processos de controle da segurança e qualidade dos alimentos, tendo como propósito a organização das informações da cadeia global de alimentos, tornando-as acessíveis e úteis.

Com o objetivo de compartilhar conhecimento e experiência nos pilares da segurança e qualidade dos alimentos, princípios basilares para o desenvolvimento da cadeia agroalimentar, a PariPassu, empresa que faz parte do Genesis Group, realizará a semana de conhecimento “Alimento de Valor”.

“Esta iniciativa beneficiará os produtores e os distribuidores de alimentos do Brasil, mas também abordaremos temas e conteúdos com foco nos demais elos da cadeia, como supermercadistas, atacadistas, restaurantes, consultores e indústrias de alimentos”, diz Giampaolo Buso, diretor executivo da PariPassu.

Para o desenvolvimento estruturado da cadeia de abastecimento de alimentos, é fundamental o alinhamento e a priorização dos pontos de controle. Com esse propósito, o encontro online “Alimento de Valor” foi pensado e desenvolvido considerando quatro pilares importantes: Rastreabilidade de Alimentos, Monitoramento de Resíduos, Padrão de Qualidade e Certificações/Auditorias.

Os pilares priorizados na metodologia de trabalho da PariPassu garantem as premissas para o acompanhamento do alimento do campo à mesa, alinhados ao cuidado e atendimento à demanda da sociedade e seguindo o que ocorre em países maduros neste tema, como por exemplo, Itália, Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra, além dos Estados Unidos e Japão.

Segundo o diretor, este fato não deve ser atribuído à diferença de tecnologia disponível no Brasil, pois temos soluções comparáveis e em determinados contextos, melhores. “É uma questão de maturidade e tempo. São mercados menores, é cultural no sentido de que eles estão há mais tempo realizando estes controles. Estão na frente em número de cobertura, exigência da sociedade, legislação e fiscalização. Em tecnologia nós temos opções muito boas, em determinadas situações até melhores, porém moramos em um país gigante e com grande diversidade. Estamos no caminho.”, ressalta o executivo da PariPassu.

Neste sentido, sobre o pilar Rastreabilidade que será abordado no encontro online “Alimento de Valor”, um dos principais desafios está no esclarecimento, através da educação, sobre o benefício desta prática para o resultado da empresa. “Queremos que os participantes da cadeia de abastecimento entendam que a rastreabilidade faz sentido para seus negócios e não apenas para atender a obrigatoriedade de uma legislação”, destaca Buso.

Associado à rastreabilidade, os demais pilares – Padrão de Qualidade, Monitoramento de Resíduos e Auditoria/Certificação – fecham o objetivo da semana “Alimento de Valor”. “É preciso acompanhar o padrão que o cliente solicita e entender como seu produto é percebido pelo consumidor. Controlar o processo produtivo, monitorar resíduos químicos, implementar procedimentos de controle replicáveis com indicadores são práticas que podem trazer maior e melhor longevidade a todos os elos da cadeia produtiva. Neste caminho, a certificação é o reconhecimento de uma terceira sobre a organização. A reflexão que devemos fazer é  – onde queremos estar daqui a 10 anos – e, neste sentido, o que faremos para chegar neste lugar”, comenta o executivo.

Programação

Durante o encontro online “Alimento de Valor” serão compartilhados materiais exclusivos, vídeos de especialistas abordando os pilares do evento e cursos gratuitos. No último dia do encontro, será apresentado um webinar ao vivo sobre as tendências do mercado de agronegócio, com espaço para os participantes tirarem dúvidas.

Para quem se interessou e deseja participar, é muito fácil: basta acessar o link (acesse aqui) e fazer a inscrição gratuita. Até o momento, já são mais de 700 inscritos.

Fonte: PariPassu/Genesis Group

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro