Vendas de máquinas agrícolas recuam 7,2% no mercado interno

Dados das vendas de máquinas agrícolas foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave)

A comercialização de máquinas e implementos agrícolas no mercado interno caiu 7,24% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano na comparação com igual período de 2022, apontam dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta terça-feira (4). Segundo a entidade, houve recuo de 13,36% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 3,65% no tocante a abril.

Governo quer financiar máquinas agrícolas de menor porte

“O mercado de máquinas registrou queda em maio, por conta da espera pelo Plano Safra 2023/24. O anúncio ocorreu próximo do fim de junho, mas, em maio, os produtores já mostravam sinais de que postergariam suas decisões de compra. O Plano Safra anunciado é bem robusto e deve movimentar o mercado de equipamentos para o campo no segundo semestre”, diz o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior.

“Para o setor de tratores e máquinas agrícolas, o plano anunciado pelo governo traz inúmeros benefícios, como atendimento ao pequeno e médio agricultor (além do grande produtor), que passarão a contar com taxas reduzidas para seus investimentos, assim como também custeio para armazenagem, que é um problema no mundo agro. Por isso, apesar dos dados de queda, até maio, acreditamos em uma recuperação a partir de agora”, pondera o dirigente.

A Fenabrave esclarece que por não serem emplacados, tratores e máquinas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.

Fonte: Datagro

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro