Vendas de tratores recuam 15,2% e de colheitadeiras 54,2% em 2024

As vendas de tratores recuaram 15,2% e as de colheitadeiras caíram 54,2% no atacado em 2024, mostra balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a entidade, a alta de dezembro em relação a novembro de 2024 e a dezembro de 2023 não foi suficiente para evitar que o segmento encerrasse 2024 com baixa nas vendas. “Foi um ano desafiador para o produtor rural, com clima instável e volatilidade no mercado de commodities”, afirma o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior.

Clima favorável deve impulsionar o setor de máquinas agrícolas em 2025

O dirigente assinala que a queda nas vendas de tratores só não foi maior porque alguns segmentos do agronegócio, como citros, cana, café e florestal passam por um bom momento, mantendo os investimentos. “Porém, os produtores de oleaginosas, como soja e milho, devido à importante quebra de safra, reduziram os investimentos.”

“O ticket médio da venda caiu muito, traduzindo o humor do produtor rural”, observa Arcelio Junior, que conclui: “esperamos que, em 2025, com a boa safra que se desenha, o produtor tenha apetite para investir na renovação da frota. Apesar dos fatores conjunturais, como as altas taxas de juros, fim dos recursos do Plano Safra e endividamento elevado, projetamos o ano com volumes simulares ou pouco acima aos de 2024”.

Fonte: Datagro

Related posts

Vendas de tratores recuam 15,2% e de colheitadeiras 54,2% em 2024

Show Rural: Casale apresenta inovações em máquinas para pecuária

Jacto apresenta inovação em sua linha agrícola de equipamentos portáteis