Webinar aborda tendências para peças fundidas

Evento debateu sobre como o processo de simulação do processo de fundição pode ser aplicado nas etapas de desenvolvimento e fabricação de um componente fundido para o segmento agrícola

Tendências e soluções do mercado para peças agrícolas fundidas foi o foco do Webinar “Otimize suas peças agrícolas fundidas”, realizado pela Magma Engenharia do Brasil, no dia 23 de junho. O evento contou com 110 participantes de 62 empresas. O objetivo foi entender como o processo de simulação do processo de fundição pode ser aplicado nas etapas de desenvolvimento e fabricação de um componente fundido para o segmento agrícola, bem como discutir o rumo da manufatura de peças fundidas para o setor.

Reinaldo Oliveira, gerente de Contas da Magma, abriu o evento ressaltando a importância do agronegócio para a economia do país, e também abordou a demanda de peças fundidas para máquinas agrícolas.

Carlos Visconti, da CNH Industrial em sua apresentação falou sobre o futuro das máquinas agrícolas e as oportunidades para os componentes fundidos, reforçando a questão da produtividade com sustentabilidade. Além disso, Visconti apresentou casos reais de viabilidade de substituição do processo de manufatura, ressaltando a versatilidade e o retorno obtido utilizando-se do processo de fundição na CNH. Casos esses que permitiram não só a troca de conjuntos montados através de vários componentes por uma única peça fundida, mas com ganhos de peso, produtividade e redução das pegadas hídrica e de carbono das empresas.

Nilo Füchter Júnior, engenheiro de Aplicação da Magma, apresentou informações sobre como uma fundição produtora de peças para o agronegócio pode reduzir seus custos de fabricação, através da utilização da simulação de fundição. Aspectos relacionados a custo e produtividade são centrais para atender à demanda de mercado e podem ser trabalhados com o compromisso de um fundido de maior qualidade, utilizando-se da simulação via Magmasoft demonstrou as possibilidades de ganhos e como utilizar-se da tecnologia disponível para atingir o melhor custo benefício.

Alexandre Dalla Rosa, da John Deere, em sua palestra com o tema “Aspectos importantes para se tornar um fornecedor de peças fundidas da John Deere” reforçou a previsão de crescimento do mercado agrícola, bem como, a demanda por fornecedores de peças fundidas. Através de um vídeo institucional, Dalla Rosa situou as fábricas John Deere pelo país, falou sobre a qualidade das peças, o programa de medição de qualidade da empresa e apresentou as etapas e os requisitos para se tornar um fornecedor de peças fundidas da John Deere.

Fonte: Magma Engenharia do Brasil

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro