Em um ano desafiador para o setor agrícola, marcado pela alta das commodities e flutuações cambiais, a multinacional japonesa Yanmar comemora os resultados no mercado de tratores. De janeiro a outubro, a empresa alcançou 11% de crescimento no market share. Até o final de dezembro, prevê atingir 14%.
“Apesar dos desafios econômicos e setoriais, conseguimos manter uma trajetória sólida de crescimento, principalmente devido à forte atuação da nossa rede de concessionárias e às parcerias com cooperativas e bancos, que têm viabilizado o acesso ao crédito para os produtores no financiamento de nossas máquinas”, conta Welinton Silva, coordenador de Desenvolvimento de Rede da Yanmar South America. “Além disso, nosso foco na nacionalização de produtos e na manutenção dos preços estáveis, mesmo com a alta do dólar, foi essencial para garantir a competitividade da marca”.
Com o setor agrícola representando mais de 60% do faturamento total da empresa, a marca destaca que entre os modelos de tratores mais vendidos em 2024 estão os de 26, 75, 80 e 90 cavalos de potência, com um crescimento expressivo especialmente no modelo de 105 cavalos, que passou a ser comercializado este ano. A estratégia de nacionalização também ajudou a impulsionar os resultados.
Parcerias estratégicas e foco em inovação
Os investimentos em inovação para apoiar ainda mais o crescimento no setor ampliam as iniciativas da marca. Recentemente, a empresa firmou uma parceria estratégica com o PwC Agtech Innovation com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia para pequenos e médios produtores.
As principais tendências e desafios para o avanço da agricultura digital
“Embora a conectividade no campo ainda seja um desafio, acreditamos que é essencial iniciar um trabalho focado em soluções tecnológicas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, explica Silva.
Lançamento de trator
Para 2025, a Yanmar tem uma projeção de crescimento mais moderado, estimando um aumento de 5% nas vendas. A empresa prevê a expansão do portfólio com o lançamento de um trator com 125 cavalos de potência, um novo sistema de monitoramento remoto que passa a integrar as linhas de tratores Solis, e ainda, entrada no mercado de implementos agrícolas que a marca passará a ofertar. A reestruturação do consórcio de máquinas para melhores condições de crédito e de financiamento também contempla os planos, juntamente com a expansão da rede de concessionárias.
“Em 2024 saltamos de 72 lojas para 80 e queremos chegar a 90 no próximo ano. E para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes, também investiremos em melhorias logísticas. O objetivo é reduzir os prazos de entrega de nossas máquinas. Com essas ações, estamos confiantes de que iremos colher bons frutos no futuro. Todas essas iniciativas irão fortalecer nossa presença no mercado, uma vez que buscamos oferecer aos nossos clientes ainda mais agilidade, inovação e novas soluções para o campo”, finaliza o coordenador de Desenvolvimento de Rede.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!