Frente a forte demanda por projetos robóticos e de automação do segmento do agro, a multinacional japonesa está otimista com sua estreia na feira
“Trata-se de uma experiência única para o visitante da feira, ou seja, saborear um excelente café expresso, servido por um robô”, afirma Márcio Garcia, diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman.
O evento acontece de 29 de abril a 03 de maio de 2024, na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, Ribeirão Preto, São Paulo.
Segundo Garcia, a Yaskawa Motoman está preparando algumas aplicações reais demonstrando a versatilidade dos robôs, a fim de despertar a atenção do visitante especializado, como a soldagem de peças de máquina agrícola, um sistema robotizado de gravação de brindes personalizados a laser, além de um robô servindo chope durante a feira.
A estreia da Yaskawa Motoman na Agrishow 2024 se justifica em função da demanda do segmento. “Estamos vivenciando uma curva ascendente em solicitações de estudos para automação no agronegócio, sendo que a expectativa é de uma safra recorde no Brasil. Justamente por isso, estamos confiantes. Além do mais, a Agrishow é referência nacional nesse segmento, reunindo clientes da Yaskawa Motoman, tanto expositores quanto visitantes. Daí, o fato de participarmos como expositor aumenta, ainda mais, a confiança e credibilidade da marca junto ao mercado”, acrescenta Garcia.
Colaborativos
Como o próprio nome indica, a linha de robôs colaborativos, desenvolvida para operar lado a lado com o trabalhador, estará em exibição. Garcia ressalta que o robô industrial e o colaborativo não irão tomar o “lugar” dos operários no chão de fábrica.
“Ele foi desenvolvido para favorecer a produtividade, qualidade e competitividade diante de um mercado globalizado, gerando oportunidades, diretas e indiretas, e contribuindo para o crescimento da empresa. O robô também é um aliado do trabalhador, uma vez que funções repetitivas, que prejudicam o ser humano, gerando afastamento por LER (lesão por esforço repetitivo), podem ser substituídas pelo robô. Nesses casos, o trabalhador poderá operar ou mesmo programar o robô. Essas transformações já estão acontecendo em alguns países, como Japão, USA, China, Alemanha e Coreia de Sul, sendo que o Brasil está ficando para trás. Importante destacar que os índices de desempregos nesses países mostram que quanto maior o número de robôs, menor é a taxa de desemprego”, esclarece o diretor da Yaskawa Motoman.
Destaques da feira:
Os robôs colaborativos HC10DTP, HC20DTP e o HC30PL ganham destaque na Agrishow 2024 por serem versáteis e com variadas aplicações.
Robô Colaborativo HC10DTP: com seis eixos e carga útil de 10 kg, o HC10DTP é dotado de todos os recursos técnicos dos robôs industriais, tendo ampla utilização nas linhas de soldagem. De fácil operação, possui o mesmo controlador (hardware) do robô industrial, amplamente utilizado e com altíssima robustez.
Robô Colaborativo HC20DTP: com seis eixos e alcance máximo de 1.700 mm (horizontal e vertical), o HC20DTP possui capacidade de carga de 20 kg, conferindo produtividade, com redução de custos. Cumpre, ainda, diversas normas de segurança, atendendo a ampla gama de operações, tais como: paletização, pick and pack, montagem e manuseio de materiais, entre outras. Simples, ágil e seguro, o robô é programado de maneira fácil e intuitiva.
Robô Colaborativo HC30PL: com notável carga útil de 30 kg e alcance máximo de 1.700 mm, o HC30PL oferece maior produtividade e repetibilidade, ideal para tarefas de empacotamento de fim de linha, podendo ser usado na colaboração humano-robô sem qualquer cerca de proteção, graças aos seus sensores de torque integrados. Possui classe de proteção IP67 e vedações de alta qualidade, atendendo aos altos requisitos de diversos setores da indústria.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!