Home Notícias Digital Agro 2018 reuniu soluções inovadoras para o campo
0

Digital Agro 2018 reuniu soluções inovadoras para o campo

0
0

Digital AgroA Digital Agro encerrou a edição 2018 apresentando importantes soluções para o agronegócio e palestras com grandes nomes da inovação no setor. Ao todo, o evento contou com mais de 30 marcas expositoras, apresentação de diversas iniciativas tecnológicas e discussões fundamentais sobre a transformação do ambiente agrícola. A feira aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Carambeí, no Paraná, realizada pela Frísia Cooperativa Agroindustrial.

Painéis 

O CEO e fundador da Gamaya, Yosef Akhtman, abriu o painel de Agricultura 4.0 falando sobre o uso de imagens hiperespectrais para o monitoramento da safra. Durante a palestra, Akhtman salientou que parcerias entre produtores, pesquisadores e empresários serão necessárias para que a transformação digital aconteça. Ainda sob o mesmo tema, o especialista em segurança da informação Paulo Pagliusi falou sobre riscos e desafios do uso da tecnologia digital. “Toda a inovação implica em um risco, cabe a quem adota a digitalização gerenciá-lo. No entanto, não há futuro sem inovação”, declarou Pagliusi.

Entre as palestras técnicas, o gerente de assuntos científicos da Monsanto, Guilherme Cruz, fez uma apresentação sobre edição gênica e seus impactos na indústria. Da Syngenta, Josh Miller encerrou a temática de Agricultura 4.0 apresentando estratégias para a agricultura digital brasileira.

Consultor de transformação digital, Luiz Rasquilha deu início a série de palestras sobre Agronegócio do Futuro apresentando as principais tendências do segmento e a importância da inovação para a indústria atual. “Estamos vivendo o momento de maior transformação da história, nunca antes tivemos tantas mudanças”, destacou. Em seguida, Luis Otávio da Fonseca, da IBM, ressaltou o papel fundamental do agronegócio digital para toda a cadeia produtiva: “O dado tem valor, passamos por uma mudança que se reflete em casos reais”, comentou.

O especialista em inovação da Oracle, Renato Nobre, e o líder de projetos do Instituto Eldorado, Daniel Costa, encerraram o ciclo de palestras da feira. Nobre falou sobre o uso de plataformas para a redução de perdas, controle de qualidade e rastreabilidade de ativos; enquanto Costa apresentou opções de conectividade em campo.

Circuito

Durante a feira, os visitantes puderam conhecer de perto outras seis startups voltadas ao agronegócio. Na área da agricultura, a SenSix apresentou sua solução de processamento de imagens para acompanhamento da safra. Depois, a FarmBox mostrou sua ferramenta de gestão da produção do plantio à colheita, enquanto a Taranis trouxe para o circuito uma plataforma de inteligência artificial que auxilia na tomada de decisões. Para pecuária, a ChipSafer trouxe uma plataforma de monitoramento do comportamento do gado, e a Milch trabalhou com a gestão da nutrição, gerenciamento dos animais e controle do ambiente. Por fim, a AgroConforto trouxe um sistema de coleta e análise de dados.  

Práticas

Os visitantes também puderam optar por participar de duas novas turmas de oficinas. Marcelo Anton, da Agraris, orientou na escolha e esclareceu as operações de drones; e Wilson Arikita, da MGC Terraceamento explicou como funciona essa tecnologia para a sistematização de terraços.

Além de palestras técnicas e da visitação aos stands, o público da Digital Agro pode conferir na prática o funcionamento do pulverizador e da plantadeira com telemetria da Stara.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *