Home Notícias Faturamento do setor agrícola cresce 8,5% no acumulado do ano, diz Abimaq
0

Faturamento do setor agrícola cresce 8,5% no acumulado do ano, diz Abimaq

0
0

harvest-1033756

A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou o desempenho do setor de bens de capital mecânicos referente ao mês de setembro e, de acordo com os números apresentados, o setor agrícola segue mantendo bons índices.

O faturamento do setor de máquinas e implementos para a agricultura de janeiro a setembro foi de R$ 10,4 bilhões, o que representa crescimento de 8,5% na comparação com o mesmo período de 2016.

Com relação às exportações, houve aumento de 81% no período (jan-jul 2017), com a comercialização de quase 661,5 milhões de dólares. As importações também apresentaram crescimento, de 15,8%, com 226 milhões de dólares frente aos 195 milhões de janeiro a setembro de 2016.

Necessidade de investimentos  

Ao falar da indústria de máquinas como um todo, no entanto, a entidade mostrou-se preocupada. “Sem investimentos, o setor de máquinas não cresce. Estamos em crise desde 2013 e, de lá pra cá, o faturamento já caiu pela metade. O número de empregos do setor caiu de 390 mil para atuais 300 mil. A crise no mercado doméstico obrigou as empresas a exportar, mas o dólar já não está mais tão atrativo assim. O País deveria estar investindo algo entre 21% e 24% do PIB, mas no ano passado essa participação foi de 16% e deverá ser reduzido para 15% neste exercício”, disse o presidente da entidade José Velloso.

Ele destacou que foi o setor agrícola que manteve aquecida a produção de máquinas, com aumento de 10%. “Essa falta de investimento também contribui para sucatear o parque fabril, que tinha máquinas com idade média de 15 anos e hoje já subiu para 19 anos”, afirmou Velloso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *