Home Produtos_especial Reduza custos e aumente a produtividade!

Reduza custos e aumente a produtividade!

0
0

Inovações comtriboplásticos para máquinas e equipamentos agrícolas – O uso de buchas autolubrificantes em polímero tem apresentado inúmeras vantagens técnicas, entre elas, uma vida útil até 8 vezes maior.

Especialmente em aplicações agrícolas, soluções que suportem condições adversas, como sujidade, impacto e altas cargas são essenciais. Os gastos com lubrificantes, as paradas para manutenção e a vida útil das peças são pontos importantes que também interferem na decisão de compra. Em muitas aplicações, buchas metálicas ou rolamentos de esferas podem ser substituídos por buchas e mancais de polímeros autolubrificantes.

igus-portalmaquinasIsso porque, as buchas iglidur® desenvolvidas pela fabricante alemã igus® são feitas de polímeros de alto desempenho, que já possuem composto autolubrificantes em suas fórmulas, o que promove um desgaste muito menor no eixo comparando-se com soluções metálicas. As buchas da igus®são soluções funcionais que reduzem cerca de 40% dos custos, pois não necessitam de lubrificação, reduzem consideravelmente as paradas para manutenção e possuem uma vida útil até 8 vezes maior. Para chegar a esses números, a igus® realizou inúmeros testes de campo em seu laboratório de testes na Alemanha, tomando-se como base a distância que um trator pode percorrer operando sem ter que parar para manutenção, pois sabemos que essas paradas implicam em perda de produtividade. Com isso, constataram também que utilizando as buchas em polímero iglidur® é possível ter um aumento de 20% no tempo de operação do equipamento.

Vantagens de desempenho das buchas autolubrificantes

Os equipamentos pesados utilizados na agricultura precisam ser muito robustos para suportar as condições extremas e intensas de trabalho. Até pouco tempo atrás, as buchas e rolamentos metálicos eram uma opção muito utilizada. Essas soluções, porém, possuem uma vida útil muito limitada, especialmente em aplicações com movimentos articulados, pois os lubrificantes não conseguem ser distribuídos uniformemente e o atrito e desgaste causado repetidamente, danificam os mancais e os eixos. As vantagens na operação a seco dos mancais da igus®reside também no fato de não ocorrer o acumulo de sujeira na área de aplicação, comprometendo a operação e os movimentos de rotação.

Buchas 1Além desses diferenciais técnicos, as buchas em polímero ainda são altamente resistentes a impactos e aplicações com altas cargas. Entre a gama de materiais de buchas da igus®, é possível encontrar buchas com resistência à compressão de até 250 MPa.

Quebrando paradigmas

As buchas de plástico agora são projetadas para terem um ótimo desempenho em aplicações de alto desgaste e resistência, temperaturas variadas, exposição aprodutos químicos e uma série de outros requisitos de aplicações e fatores ambientais.

Por isso, a igus® vai além, e fornece buchas com vida útil longa e previsível, onde mesmo antes da compra a vida útil das peças pode ser calculada, de acordo com a aplicação em que serão inseridas, podendo indicar ao cliente quando será necessária a troca ou manutenção desse item.

Segundo Marcelo Pimenta, CEO da igus® do Brasil, as soluções em polímero estão sendo cada vez mais adotadas no mercado, em diversos setores – “A igus está quebrando paradigmas e demonstrando que nossas soluções plásticas de excelente custo-benefício promovem ganhos técnicos e operacionais muito maiores, ao mesmo tempo em que reduzem problemas frequentes que implicam em perda de produtividade. Afinal, essa é a missão dos motionplastics® – reduzir custos e aumentar a tecnologia”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *