Os eixos e as suspensões dos reboques são, geralmente, aqueles componentes que os usuários de máquinas agrícolas não notam e dos quais preferem se esquecer, embora desenvolvam um papel fundamental ao assegurar as performances e a estabilidade dos veículos nos campos e na estrada. O Grupo ADR sabe muito bem disso e desde 1954 dedica-se à pesquisa, ao desenvolvimento e à produção de eixos, suspensões, sistemas de freio e aros de rodas para os meios rebocados usados no campo. Na verdade, a atividade do ADR Group abrange outros setores, como os dos eixos e das massas de frenagem, destinados a veículos especiais. Um exemplo explicativo: os planos de carga baixos e modulares, utilizados nos transportes excepcionais de estrada. Além da sede histórica em Uboldo, na Itália, o Grupo ADR produz em outras localidades italianas e no exterior: a CLM, em San Pietro, Udine (Itália), onde são fabricados os aros para rodas: a francesa Colaert Essieux, adquirida em 1990 (produz eixos e suspensões para maquinários agrícolas); as polacas ATW, fundada em 1996, e WPS; e a inglesa Tyremart, no passado revendedora da Colaert para os mercados anglosaxônicos. A isso, junta-se, na China, a ADR Qingdao China, de 2006, e a joint-venture Changshu Saci, fundada em 2000. Por fim, aqui, o Grupo conta com a ADR Eixos Brasil, que remonta de 2002. No total, o faturamento do Grupo ADR, onde trabalham cerca de 900 funcionários, em 2010 beirou os 220 milhões de dólares, superando os níveis pré-crise, de 209 milhões de dólares em 2008 e dos 200 milhões de dólares do ano anterior.
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Muda o modo de trafegar nos campos. Os eixos e as suspensões para reboques agrícolas passaram por uma rápida evolução técnica nos últimos anos. Isso para poder atender às dinâmicas necessidades operacionais de algumas áreas geográficas, como os países da Europa Central, que requerem – além da estabilidade e do manejo nos campos com cargas às vezes desbalanceadas e baricentros longe do solo – agilidade de deslocamento na estrada, para alcançar rapidamente diferentes locais de trabalho. Nessa ótica, os eixos e os sistemas de freio ADR para reboques agrícolas adotaram componentes parecidos com os montados nos veículos industriais, mas com suspensões (de tipo mecânico ou mistas) baseadas em elementos hidráulicos combinados a acumuladores de nitrogênio com função de amortecedores. Os freios são, sobretudo, a tambor, quer por razões “históricas” quer por eficácia na fase de desaceleração (absorvem menos energia dos discos para parar o veículo), inclusive em ambientes operacionais adversos devido à presença de lama, água ou pequenas pedras.