Produtor investe em Descompactador Rasthor da Bandeirante Máquinas

Aquisição de Descompactador RASTHOR, da Bandeirante Máquinas, foi estratégia para aumentar produção de soja em fazenda no Paraná

Produtor investe em Descompactador Rasthor da Bandeirante Máquinas por Adriana Gavaça – A safra de soja do Brasil deve atingir um novo recorde para o período 2023/24, de acordo com estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume produzido deve somar 162,4 milhões de toneladas, segundo o último boletim divulgado em setembro. Esse volume representará um aumento de 5,1% em relação à safra anterior e será impulsionado por um aumento de 2,8% na área de plantio, que agora abrange 45,3 milhões de hectares, e um aumento de 2,2% na produtividade, atingindo 3.585 quilos por hectare.

[private]

Em fazendas com áreas improdutivas ou pouco produtivas, uma maneira de aumentar a plantação tem sido buscar alternativas que transformem esse solo ou melhorem sua capacidade. Para isso, dentre as estratégias adotadas, está o investimento em equipamentos de descompactação do solo. 

Solos compactados se caracterizam pela baixa infiltração de água, ocorrência frequente de enxurradas, raízes deformadas, estrutura degradada e alta resistência às operações de preparo, conforme dados da Embrapa. Até pequenas estiagens podem resultar em sintomas de deficiência de água nas plantas, impactando diretamente sobre o volume plantado e colhido. Ter bons resultados em solos com essas características é sempre um desafio. A boa notícia é que já existem maquinários capazes de auxiliar em sua recuperação, tornando-os novamente produtivos ou, melhor ainda, capazes de alcançar resultados ainda melhores.

O papel do Brasil

Produtor investe em Descompactador Rasthor da Bandeirante Máquinas O Brasil tem se consolidado como um dos principais produtores de alimentos do mundo, sendo a soja a principal cultura cultivada no País e uma das grandes responsáveis pelo resultado econômico e pelo destaque do agronegócio brasileiro. Um artigo publicado pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2017, por William Alex Wagner, destaca que técnicas de descompactação de solo têm sido constantemente utilizadas para aumentar a produção dessa importante cultura.

“A compactação do solo ocorre em decorrência de vários fatores: integração da lavoura-pecuária, intensificação de cultivos, utilização de máquinas cada vez maiores e mais pesadas, realização de operações com nível inadequado de umidade do solo. A soma desses fatores resulta em um adensamento do solo, o qual restringe a infiltração e o armazenamento de água, ocasionando enxurradas e limitando o desenvolvimento da estrutura radicular das culturas implantadas”, ressalta o texto do artigo.

Promover a descompactação do solo, seja por métodos biológicos ou mecânicos, melhora as condições físicas do solo, possibilitando uma melhor infiltração de água e uma melhor distribuição da estrutura radicular das plantas no solo, aumentando a capacidade das plantas de tolerar períodos de estresses hídricos.

Justamente para corrigir esses problemas e aumentar a produção de soja em sua propriedade, o produtor rural Cleison Bidin, sócio com seu pai de uma fazenda em Capanema, no Paraná, adquiriu o descompactador Rasthor da marca Bandeirante Máquinas no início deste ano. Ele relata que, em poucos meses de uso, o local que sofria com muita compactação no solo já apresenta melhoras significativas na infiltração da água. “O funcionamento do equipamento é muito bom, fácil e prático. Este será o primeiro plantio após o uso do descompactador e esperamos que ajude muito em nossa produção. O solo aqui é argiloso e compacta muito. Com o descompactador Rasthor, esperamos quebrar a camada compactada sem mexer na cobertura do solo”, afirma.

Resultado superior

Na última safra, a fazenda colheu aproximadamente seis mil sacas de soja e sete mil e seiscentas sacas de milho. O resultado ficou abaixo do previsto pelos proprietários, devido à forte estiagem que atingiu a região Sul do País no último ano. O produtor espera que essa situação se reverta agora, já que o ano tem sido mais chuvoso e também devido à introdução do equipamento de descompactação do solo nas etapas iniciais de produção. “Nossa expectativa é que esta seja uma de nossas melhores safras por conta desses dois motivos”, afirma.

Produtor investe em Descompactador Rasthor da Bandeirante Máquinas A fazenda dos Bidin é uma propriedade familiar que produz milho e soja há mais de 50 anos, e todo o trabalho ainda é feito pela família. Além do descompactador Rasthor, a fazenda possui outras 10 máquinas agrícolas, incluindo uma Plaina Hexline, também da Bandeirante Máquinas, comprada em 2021. “Esse equipamento nos ajudou muito a fazer curvas de nível e outros serviços. É uma máquina muito robusta, com boa resposta e acabamentos bem reforçados. O acoplamento e desacoplamento são muito simples e ágeis. Foi isso que nos motivou a comprar o descompactador da mesma marca, com foco no aumento da produtividade”, destaca Cleison Bidin.

A Plaina Hexline se destaca no mercado por ter estrutura em formato hexagonal, maior altura de carregamento e força hidráulica. Além disso, possui uma maior variedade de ferramentas acopláveis. O equipamento está no mercado há mais de 20 anos e representa 40% do faturamento da empresa, segundo o departamento de Marketing da Bandeirante Máquinas. O foco desses equipamentos são pequenos e médios produtores de grãos e pecuaristas.

O descompactador Rasthor, lançado pela Bandeirante Máquinas em 2016, é destinado a médios e grandes produtores de grãos e de algodão, mas também pode ser usado em pequenas propriedades, como é o caso da fazenda dos Bidin. Em pouco tempo no mercado, já se consagrou como responsável por 35% do faturamento da marca.

Tipos e modelos

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

[/private]

Deixe um comentário

Leia mais

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI