A Agritechnica está de volta e destaca o tema “Produtividade Verde”

O tema principal da Agritechnica 2023, “Produtividade Sustentável”, indica como novos conceitos e inovações pioneiras garantem a produtividade agrícola ao mesmo tempo em que protegem a natureza e o meio ambiente

A Agritechnica está de volta e destaca o tema “Produtividade Verde”

por Clarisse Sousa – O maior evento mundial de máquinas agrícolas está de volta. A Agritechnica 2023 será realizada entre 12 e 18 de novembro, em Hanover, na Alemanha. Com o tema “Produtividade Verde”, a feira apresentará, entre outros destaques, as principais inovações tecnológicas para a agricultura de precisão, visando atender à crescente demanda por alimentos e rações de qualidade, preservando os recursos naturais. Após quatro anos desde a última edição, a expectativa é alta para o evento deste ano.

[private]

A Agritechnica é organizada pela Sociedade Agrícola Alemã (DLG), uma organização agrícola independente e sem fins lucrativos que busca fornecer aos agricultores conhecimento técnico para tomadas de decisão mais acertadas. A exposição é vista como uma importante plataforma de conhecimento para a indústria. 

“Após a pausa provocada pela pandemia, a indústria confirmou que as exposições presenciais continuam a desempenhar um papel importante para os agricultores, especialmente em suas decisões de investimento”, afirma Timo Zipf, diretor da DLG e gerente de projetos da Agritechnica.

Para este ano, o gerente destaca que os visitantes podem esperar uma ampla gama de soluções técnicas na exposição em Hanover. “Em minhas conversas com os expositores, ouço dizer que muitos estão planejando apresentar estreias mundiais na Agritechnica. Isso significa inovações que não foram mostradas em nenhum outro lugar do mundo”, adianta o gerente.

Distribuídas em 14 pavilhões, as principais fabricantes de máquinas agrícolas já se inscreveram para ter um estande, faltando pouco mais de quatro meses para o evento. São mais de 2.200 expositores, de 53 países, incluindo o Brasil. A feira espera receber 400.000 visitantes, com participação da Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas.

“Esses visitantes vêm à Agritechnica não apenas para ver equipamentos agrícolas, mas também pelas oportunidades de negócios e parcerias que podem encontrar. É um local para networking, por exemplo, para empresas estabelecidas que procuram trabalhar em conjunto com startups, as quais podem ser encontradas no AgrifutureLab. Essa área está repleta de empresas jovens apresentando suas inovações, onde soluções robóticas, tarefas autônomas e soluções com inteligência artificial são inovações típicas”, explica Zipf.

O tema principal da Agritechnica 2023, “Produtividade Sustentável”, indica como novos conceitos e inovações pioneiras garantem a produtividade agrícola ao mesmo tempo em que protegem a natureza e o meio ambiente. O executivo explica que “o tema embasa o programa técnico, que inclui centenas de conferências e eventos, oferecendo oportunidades de networking incomparáveis e a chance de identificar parceiros especializados”.

Principais inovações

De pulverizadores de proteção de culturas, passando por drones, tratores e sistemas autônomos de máquinas e equipamentos até sistemas de assistência digital, estarão expostos na Agritechnica. “A tecnologia avançou muito nos últimos anos e hoje temos máquinas autônomas, que utilizam sensores inteligentes e navegação por satélite (GPS), por exemplo, para a gestão direcionada das terras agrícolas. Mas, apesar dessa acelerada transformação digital no campo, ainda há muita pesquisa em desenvolvimento para aumentar a produtividade e a eficiência de forma sustentável e, certamente, muitos desses resultados estarão presentes na Agritechnica”, salienta Timo Zipf.

Uma das soluções é do consórcio de pesquisa “Driver’s Cabin 4.0”, que tem a adesão da fabricante de máquinas CLAAS e propõe um sistema de assistência automatizado para o motorista. O projeto desenvolvido por pesquisadores do Karlsruhe Institute of Technology (KIT) é uma interface homem-máquina adaptável, capaz de reconhecer o nível atual de estresse do motorista e fornecer, automaticamente, recomendações individuais de ação.

Os cientistas examinam o nível de estresse usando o rastreamento ocular ou a frequência cardíaca. Ao constatar que o motorista está estressado, o sistema gera recomendações de ação, que são projetadas no para-brisa, no campo de visão do operador, por meio de realidade aumentada. Além de monitorar o estresse e indicar as ações para minimizar os riscos, podem ser integradas ao sistema outras informações úteis, como a previsão do tempo ou dados sobre a poluição do solo, por exemplo.

O evento também terá um espaço dedicado às peças, aos componentes e sistemas dos equipamentos agrícolas. “Um trator pode ter mais de 10.000 componentes e incluir muitas inovações, por exemplo, para motores, sistemas de transmissão, sistemas hidráulicos e peças de reposição. Há muito interesse nisso, e, portanto, estamos dedicando vários pavilhões a essa área, que chamamos de ‘Sistemas e Componentes’”, conta Timo Zipf.

O uso de robôs no trabalho de campo, como aqueles que identificam e removem automaticamente as ervas daninhas, é outra tendência que deve chegar com destaque na Agritechnica 2023. “Robôs autônomos capazes de reconhecer e remover ervas daninhas ou realizar pulverização direcionada já estão chamando a atenção do setor. Também vemos os robôs em ‘enxame’, como uma tendência importante a ser observada.” Isto é, quando um grupo de robôs trabalha em conjunto em uma série de atividades individuais no campo, com comunicação entre eles.

Timo Zipf compara os agricultores a “CEOs” práticos, que precisam ver e tocar os equipamentos antes de tomar a decisão de compra. Na Agritechnica, “eles têm a oportunidade de fazer isso nos milhares de estandes de expositores e também no programa profissional que a acompanha, com apresentações e palestras interativas”, diz.

O futuro e as tendências

As mudanças climáticas têm um impacto significativo na agricultura, apresentando desafios como secas, erosão do solo, condições climáticas extremas e padrões de pragas em constante mudança. Os agricultores precisam se adaptar a essas condições em constante evolução e tomar decisões adequadas para garantir a produtividade e a sustentabilidade de suas operações agrícolas.

Timo Zipf fala sobre os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia nos preços da energia e como isso afeta os custos de produção agrícola. O que, consequentemente, torna as soluções de energia alternativa ainda mais relevantes, pois oferecem uma opção mais sustentável e potencialmente mais econômica para alimentar as máquinas agrícolas.

Na Agritechnica, ele aponta, as soluções de energia alternativa, como sistemas de energia renovável, agrivoltaicos e biogás serão destaque, visando oferecer opções viáveis e eficientes para os agricultores. “Com a população mundial em crescimento e a urbanização diminuindo a área arável, significa que os agricultores devem aumentar ainda mais a produtividade, ao mesmo tempo em que precisam proteger o meio ambiente. Isso é possível com equipamentos adequados e o emprego dos métodos corretos”, finaliza.

Presença brasileira

A indústria brasileira estará representada na Agritechnica 2023 com estandes individuais e coletivos em dois pavilhões, onde serão divulgados os produtos desenvolvidos no país. O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) levará um coletivo de associados, enquanto a Associação Brasileira de Máquinas (ABIMAQ), em parceria com a ApexBrasil, apresentará as principais inovações da indústria nacional. Uma das empresas confirmadas é a Metisa, que participa da Agritechnica desde 2003.

“Devido à nossa participação constante na feira, temos crescido significativamente na Europa, um mercado bastante competitivo e exigente. A Agritechnica nos proporciona a oportunidade de encontrarmos nossos clientes, detectar novas oportunidades de negócios, observar nossos concorrentes e aprender sobre as tendências futuras ligadas à agricultura”, explica Solange Sdrigotti, responsável pela área de vendas para a Europa da empresa. Também estão confirmadas as empresas Braslux e Hexagon.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

[/private]

Deixe um comentário

Leia mais

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI