O progresso técnico se concentrou nos encaixes do carregador frontal no trator e no instrumento de acabamento. Agora estão disponíveis mecanismos de rápidos engate e desengate, tanto para a parte mecânica quanto para a hidráulica, que proporcionam economia de tempo de acoplamento e desacoplamento. O sistema mais importante do carregador é o hidráulico: alimentado pelo circuito principal do trator, baseia-se em dois pares de cilindros hidráulicos, um para o levantamento e outro para a regulagem do instrumento de acabamento. Em alguns modelos está disponível outro acoplamento hidráulico, que serve, por exemplo, para o comando de pinças que pegam fardos redondos.
Os comandos na cabine estão quase sempre agrupados em uma alavanca em cruz, que possibilita o comando com uma única mão; a terceira função hidráulica, quando disponível, pode ser comandada com um distribuidor suplementar ou, se equipada com válvulas eletro-hidráulicas, mediante dois botões colocados no joystick. Nos modelos básicos, a alavanca em cruz age, por meio de cabos de reenvio, em um distribuidor mecânico, enquanto nos mais evoluídos são montadas válvulas eletro-hidráulicas.
Engate e desengate. As manobras foram muito melhoradas nos últimos tempos. A estrutura de sustentação do carregador agora está acoplada ao suporte por meio de quatro pinos, movidos com um único comando, munido de dispositivo que torna o destacamento acidental impossível. Em cada braço do carregador há um pé regulável, que equilibra a estrutura quando desacoplada do trator e garante a regulagem da altura de engate, facilitando o acoplamento mesmo quando a superfície de apoio não é plana. A parte hidráulica é composta por uma chapa de 4-6 acoplamentos, também com circuito em pressão – uma das vantagens é impedir conexões erradas, reduzindo possíveis riscos de manobra.