CNA e Laboremus apresentam colheitadeira de palma forrageira

A máquina colheitadeira de palma forrageira foi desenvolvida pela Laboremus a partir de uma demanda da CNA para facilitar o trabalho dos produtores rurais

O Sistema CNA/Senar participará, de 1 e 5 de maio, da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), com uma programação que envolve o lançamento de máquina colheitadeira de palma forrageira, júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria, ações da Comissão Nacional de Mulheres e degustação de produtos artesanais.

No dia 3 de maio, a CNA irá lançar uma máquina colheitadeira de palma forrageira. O equipamento foi desenvolvido pela indústria Laboremus a partir de uma demanda da CNA para facilitar o trabalho dos produtores rurais.

Segundo  informações da fabricante Laboremus, a máquina colhe uma variedade de palma, tais como; doce, gigante, orelha de elefante. Em plantios de fileira única ou dupla entre linhas de centro a centro de 2m ou espaçamento livre para o trator e o vagão.

Sua estrutura é toda em aço reforçado e seu sistema hidráulico é acionado através de uma bomba tracionada por cardan na tomada de força do trator. Seu sistema de tração permite vários graus de liberdade, tais como; transporte sem corte a 180°; transbordo a 35° e transbordo a 90°.

O corte é executado através de dois discos serrilhados, que giram em direções contrárias, permitindo um corte ainda mais perfeito, tornando a rebrota mais rápida e uniforme. Seu sistema hidráulico permite regulagem de altura de 0,25cm até 0,55cm.

O transporte é feito através de esteiras taliscadas, sendo uma principal, que recolhe o corte, e outras três, para fazer o transbordo, sendo a última com possibilidade de ser acionada por pistão hidráulico direto da cabine e podendo ser recolhida a 90° para baixo, durante o transporte ou acionada para regular a altura do transbordo até 3,30m.

Programação CNA

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e a diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, participam da cerimônia de abertura oficial da feira na segunda (1). O vice-presidente da CNA e presidente Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, vai estar presente no lançamento.

Quem passar pela Agrishow também terá a oportunidade de participar de uma programação especial da CNA em parceria com o Sistema Faesp/Senar, no estande das instituições. Nos dias 2 e 4 de maio o público poderá fazer a degustação harmonizada de produtos artesanais.

Esses produtos são vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal, uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais para valorizar pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

Júri popular

A CNA também levará a etapa de júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Charcutaria que vai eleger os melhores salames tipo italiano do País. No dia 3 de maio, os visitantes poderão experimentar os sete salames finalistas do concurso sem ter acesso às informações do produto e do produtor e atribuir nota para cada um.

Liderança feminina

A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, e a assessora técnica, Kelly Nascimento, apresentarão no dia 3 de maio, de manhã, a atuação e objetivos estratégicos do colegiado para as produtoras rurais.

Renagro

Durante a feira, o Instituto CNA também fará divulgação do IDAgro Máquinas, com informações sobre a documentação de máquinas e equipamentos no Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro).

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro