Máquinas e Inovações Agrícolas

Colhedoras TC e TX: melhor performance no campo e redução de perdas

Por Carlos Schimidt*

Melhorar um produto de confiança dos agricultores brasileiros não é um desafio fácil.  Mas sabíamos que poderíamos avançar em tecnologia e inovação, algo que está no DNA da New Holland Agriculture, trazendo mais desempenho, economia e conforto sem perder a confiabilidade e robustez que caracterizam as nossas colhedoras. Dessa forma, nasceu a nova TC, e sua “irmã” TX. Ambas foram pensadas para operar em todo tipo de cultura de grãos, seja arroz, trigo, soja, feijão ou milho, e encarar qualquer terreno, em qualquer região do País e a qualquer época do ano.

Embarcada com novas tecnologias, entre elas a modificação dos sistemas de limpeza (dupla cascata na TC e tripla cascata na TX), além do duplo rotor separação nas TX, as novas máquinas entregam a performance que o produtor espera, mas mantendo o baixo custo de manutenção que sempre marcou a TC ao longo de seus 27 anos.

Outra novidade é o sistema de OPTIFAN (ventilador automático para todos os modelos), assim como os novos côncavos seccionados e o ultramoderno sistema de nivelamento smartsieve, além do novo desenho e o maior conforto da cabine, que ganhou novo design e teve a ergonomia dos controles melhorada. As máquinas ganharam ainda plataforma elétrica e maior capacidade de tanque graneleiro.

No caso da TX, o que a diferencia da irmã mais velha é o duplo rotor de separação, que oferece maior eficiência e menos perdas ao fazer a separação por meio de força centrífuga. A máquina também oferta um conjunto de grandes ajustáveis, mais versáteis e fáceis de ajustar, o que dá maior capacidade para a colheitadeira de se adequar às mais diversas situações.

No caso das máquinas TC, elas seguem com o tradicional sistema industrial de separação por saca palhas. Após ser debulhado no cilindro, o material passa pelo batedor, onde é direcionado para o Rotary. Ali começa a separação. Isso garante um melhor desempenho em condições adversas, mesmo com alta umidade e com variação de densidade de cultura, o que permite melhor desempenho em tiro curto.

A TX chega aos concessionários New Holland em dois modelos com debulha por cilindro e separação por duplo rotor (TX 4.90, com plataforma de 25 pés, e TX 5.90, de 30 pés). Já a TC está disponível nos modelos TC 4.90, com plataforma de 20 pés, e TC 5.90, de 25 pés – ambos com debulha por cilindro e separação por saca palhas.

No caso do sistema de limpeza, a TX conta com um degrau no meio do bandejão com vento, e uma pré-peneira em degrau, totalizando três quedas no processo de separação e limpeza. Com isso, cria-se um sistema de separação e limpeza com tripla cascata, algo completamente novo e único no mercado, resultando em um menor índice de perdas e um grão mais limpo no graneleiro, trazendo mais rentabilidade ao produtor.

A plataforma elétrica da nova TC e TX também fornece uma melhor flutuação, dando às máquinas maior capacidade e velocidade de copiar o solo. Outra novidade está no alimentador, que foi reposicionado em relação ao antigo modelo. O material agora é alimentado mais acima do cilindro. Isso aumentou a capacidade de trilha da máquina e, consequentemente, diminuiu os índices de perda. Os côncavos de debulha da nova TC e TX são seccionados e as seções podem ser trocadas individualmente através de uma abertura entre a cabine e o alimentador. Isso facilita muito a configuração da máquina para troca de culturas.

Os motores são o modelo FPT TIER 3 – MAR 1, com potências que variam de 220 HPs a 268 HPs. As máquinas possuem também tanques maiores, o que confere maior autonomia em relação à geração anterior da TC, por exemplo.

Vale destacar ainda as tecnologias de agricultura de precisão (PLM – Precision Land Management), que estão disponíveis como opcionais nas novas máquinas. Entre elas o monitoramento de colheita com tela integrada (Inteliview  IV) de 10,4 polegadas sensível ao toque, que apresenta uma interface comum a tratores, colheitadeiras, pulverizadores, forrageiras e debulhadoras. Outro opcional é o piloto elétrico Ez-Pilot, uma solução de direção assistida de alto desempenho integrado na coluna de direção do equipamento, que pode ser instalada na maioria das marcas de tratores, pulverizadores e colhedoras New Holland.

*Carlos Schimidt é especialista em Marketing de Produto da New Holland Agriculture
Compartilhar