Cummins Brasil lança cárter estrutural para atender ao setor de tratores

Novidade integra a linha de motores off-highway mais recente, de 4.5 litros, composta pela versão eletrônica QSF 4.5 e pelo F4.5, novo motor mecânico MAR-I já disponível no Brasil

A Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros, na Agrishow 2024. Esta linha é composta pelo QSF 4.5, versão eletrônica lançada recentemente pela empresa, e pelo novíssimo F4.5, motor mecânico MAR 1 que acaba de estrear no mercado brasileiro.

“A Cummins tem investido na sua capacidade de atendimento ao ampliar seu portfólio de soluções de modo a contribuir e impulsionar com excelência o segmento fora de estrada”, diz Mariana Pivetta, diretora executiva de Vendas para o Segmento EBU Off-Highway da Cummins.

“Ao adentrarmos no setor de tratores, também visualizamos ampliar a nossa participação no mercado agrícola por meio de um segmento de alta representatividade entre os equipamentos comercializados no País.”

Por que a telemetria é a chave para a agricultura do futuro

O novo cárter estrutural produzido pela Cummins traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O trator tem como função principal o arraste de equipamentos e acoplamentos e, por ser um veículo multifuncional, consegue auxiliar o produtor rural em atividades diversas, das mais simples às mais complexas.

Com isso, o novo cárter estrutural da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.

“Trata-se de um veículo fora de estrada multifuncional no campo e de grande potencial para a nossa empresa. Por isso, coroamos este marco – o lançamento do cárter estrutural – ao integrarmos este sistema a nossa plataforma de motores polivalente e altamente flexível de 4.5 litros, que agora passa a contar também com a versão mecânica MAR-I para atender ao mercado agrícola”, reforça a diretora.

Com as adaptações necessárias, como a remoção dos sensores e chicotes elétricos, sistema de combustível eletrônico e o módulo de controle e a inserção de bomba mecânica e injetores, foi possível desenvolver um novo motor, que atende às normas de emissões MAR-I, com excelente custo-benefício.

A plataforma de motores F4.5 e QSF 4.5 off-highway da Cummins é leve, compacta, e foi projetada para oferecer alta performance em elevadas rotações, com baixo consumo de combustível, além de contribuir com a alta disponibilidade do equipamento em operação. O intervalo de troca para manutenção é também um dos grandes diferenciais desta linha, de 500 horas.

O motor, nas versões eletrônica e mecânica, traz design modular que facilita o processo de manutenção na hora de acessar as peças e, por ser compacto, contribui com o projeto do cliente, flexibilizando soluções de engenharia, como por exemplo, oferecer um tanque de combustível maior, elevando a autonomia ou ainda aumentar a capacidade de carga.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro