Lagarta melhorada. As lagartas de borracha são, com certeza, a peculiaridade técnica que mais caracteriza os tratores da marca Challenger, dado que todas as máquinas foram orientadas desde a projetação para um funcionamento com esse tipo de mecanismo de propulsão. Os novos MT700D não são a exceção, mas os engenheiros certamente não ficaram parados nesse sentido e melhoraram ainda mais todo o aparelho. Agora as rodas de apoio intermediárias contam com um revestimento de polietileno UHMW de alto peso molecular aplicado diretamente à estrutura portante de aço, assegurando uma resistência maior ao aquecimento e ao desgaste, com um significativo aumento da vida útil do trator.
Atenção foi dada também ao monitoramento da lubrificação das partes sujeitas a atrito: agora há uma pequena janela transparente de controle do nível do óleo a serviço dos rolamentos para rolagem das rodas que esticam a correia e daquelas de apoio. Além disso, a nova lagarta vem montada com defletores aumentados e de inclinação melhorada, que minimiza a entrada prejudicial de pedras ou torrões endurecidos entre a roda de tração e a banda dianteira. Em relação à essa última, considerando as diversas larguras disponíveis (de 419 a 762 mm, isto é, de 16” a 30”), é a estrutura portante que foi reforçada: os cabos longitudinais possuem diâmetro aumentado de 4,3 para 5,3 mm, enquanto para aplicações pesadas é possível dispor de até duas camadas adicionais de borracha dentro da banda dianteira, para prolongar a vida útil. Tudo, naturalmente, podendo viajar a 40 km/h.
As melhorias da nova série não acabam aqui. Na bem conhecida e confiável transmissão powershift de 16 marchas para frente e 4 marchas à ré (mais o eventual superredutor sob encomenda) foram recalibradas as válvulas hidráulicas do câmbio da gama, melhorando o conforto a bordo e o controle do veículo durante a marcha. Do ponto de vista estético, a mudança mais aparente é a conformação do silenciador de descarga, que agora está maior na base, tendo que acolher os catalisadores, mas que se desenvolve na vertical com uma tubulação oval, que se conforma muito bem com a coluna da cabine, beneficiando uma visibilidade dianteira mais fácil.