GEHAKA – Conheça o novo medidor de umidade de grãos de bancada

Dois lançamentos são destacados pela Gehaka. O primeiro é o G2000, um medidor de umidade de grãos de bancada. Certificado pelo Inmetro, o produto atende regulamento técnico metrológico da Portaria Inmetro nº 402/2013. “Ele atende a todas as unidades armazenadoras de grãos.

Temos grandes cooperativas, cerealistas e grandes parceiros que têm o nosso equipamento e indicam”, afirma Djonatan Teixeira, promotor Técnico de Produtos da marca.

De acordo com ele, o modelo G2000 não depende do usuário e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, para uma vasta gama de produtos. “O G2000 analisa a umidade da amostra utilizando a tecnologia flow thru, totalmente automática. Não requer a pesagem externa da amostra e executa automaticamente as compensações da temperatura, densidade e peso do produto”, explica.

Outro lançamento foi o sistema de monitoramento contínuo dos grãos em movimento (online) G8000. Teixeira explica que essa tecnologia soluciona um problema atual das unidades armazenadoras: verificar a umidade dos grãos que estão sendo secados.

“É uma tendência do mercado buscar essa solução, porque hoje tudo depende muito do operador, uma pessoa que pode cometer erros. A secagem do grão é um dos pontos que requerem mais cuidado”, salienta.

O diferencial desse produto, segundo ele, é fornecer “precisão de medição de umidade, não apenas um sensor de umidade aproximada, mas sim um resultado confiável”. Pode-se usar esse equipamento na saída da pré limpeza, na entrada do grão, no secador e no silo. Com isso se obtém a taxa de secagem, um parâmetro que é o primeiro passo para automatizar o secador – o sonho de todas as unidades armazenadoras.

“Num futuro próximo a Gehaka já deve entrar nessa seara da automação, mas primeiro temos que entender esse processo”, conclui Teixeira.

Related posts

Entidades criticam suspensão das linhas de crédito rural do Plano Safra 24/25

Haddad aciona TCU para viabilizar retomada do crédito do Plano Safra

Haddad: 1º passo para conter inflação de alimentos é Plano Safra maior