Máquinas e Inovações Agrícolas

GEHAKA – Conheça o novo medidor de umidade de grãos de bancada

Dois lançamentos são destacados pela Gehaka. O primeiro é o G2000, um medidor de umidade de grãos de bancada. Certificado pelo Inmetro, o produto atende regulamento técnico metrológico da Portaria Inmetro nº 402/2013. “Ele atende a todas as unidades armazenadoras de grãos.

Temos grandes cooperativas, cerealistas e grandes parceiros que têm o nosso equipamento e indicam”, afirma Djonatan Teixeira, promotor Técnico de Produtos da marca.

De acordo com ele, o modelo G2000 não depende do usuário e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, para uma vasta gama de produtos. “O G2000 analisa a umidade da amostra utilizando a tecnologia flow thru, totalmente automática. Não requer a pesagem externa da amostra e executa automaticamente as compensações da temperatura, densidade e peso do produto”, explica.

Outro lançamento foi o sistema de monitoramento contínuo dos grãos em movimento (online) G8000. Teixeira explica que essa tecnologia soluciona um problema atual das unidades armazenadoras: verificar a umidade dos grãos que estão sendo secados.

“É uma tendência do mercado buscar essa solução, porque hoje tudo depende muito do operador, uma pessoa que pode cometer erros. A secagem do grão é um dos pontos que requerem mais cuidado”, salienta.

O diferencial desse produto, segundo ele, é fornecer “precisão de medição de umidade, não apenas um sensor de umidade aproximada, mas sim um resultado confiável”. Pode-se usar esse equipamento na saída da pré limpeza, na entrada do grão, no secador e no silo. Com isso se obtém a taxa de secagem, um parâmetro que é o primeiro passo para automatizar o secador – o sonho de todas as unidades armazenadoras.

“Num futuro próximo a Gehaka já deve entrar nessa seara da automação, mas primeiro temos que entender esse processo”, conclui Teixeira.

Compartilhar