Máquinas e Inovações Agrícolas

Horsch anuncia investimento de R$ 220 mi em nova fábrica

Por Adriana Gavaça

Plantadeira Maestro Kompass

A Horsch, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, anunciou investimentos de R$ 220 milhões na construção de uma fábrica, na Cidade Industrial de Curitiba (PR). Presente no mercado brasileiro há sete anos, a nova unidade permitirá à empresa multiplicar por cinco o volume de produção atual. Juntamente com o investimento, a Horsch anunciou o lançamento de três produtos: a adubadora Evo CS e as plantadeiras Maestro Kompass e a Maestro Evolution, cujos projetos foram parametrizados para possíveis ajustes aos solos e culturas nos diversos estados brasileiros.

“Nosso objetivo é produzir equipamentos que ofereçam benefícios para o produtor rural”, destacou o diretor geral da Horsch do Brasil, Rodrigo Duck, em coletiva para apresentação dos produtos. Ele explicou que a empresa está preparada para lidar com as exigências da agricultura atual que, no seu entendimento, não é a mesma de 10 anos atrás. Para isso, ele conta que produtores rurais de diferentes localidades foram convidados para participar do processo de desenvolvimento de produtos.

A empresa está instalada hoje em uma área de 18 mil m2, e gera 120 empregos diretos e outros 1000 indiretos. “Com a nova fábrica entrando em operação, o que está previsto para início de 2023, a geração de postos de trabalho diretos e indiretos será bem maior”, ressalta Duck. A expectativa da empresa é de que até 400 pessoas trabalhem na nova fábrica.

O mercado brasileiro representa hoje para a empresa cerca de 4% de seu faturamento mundial. A expectativa é de que, quando a nova fábrica estiver em plena operação, esse número cresça substancialmente. “Hoje, operamos com a montagem de máquinas e componentes, e com esse lançamento oficial no Brasil da adubadora e plantadeira, vamos estreitar nossa relação com os produtores”, explica.

Pioneirismo

A postura de focar em criar soluções de acordo com as necessidades do manejo, é natural para a Horsch que nasceu, em 1984, já com seu DNA forjado no campo, uma vez que a família Horsch sempre atuou na produção agrícola e ainda hoje, mantém a produção de suas fazendas onde plantam em cerca de 6 mil hectares – fonte de onde vem o talento da empresa para mexer com a terra.

“Agora já estamos prontos para iniciar uma expansão sólida no país, que vem sendo um grande laboratório para tornar nossa capacidade de adaptabilidade ainda mais rápida e precisa para às necessidades produtivas dos diferentes cultivos e regiões brasileiras”, afirma Duck, complementando que a empresa possui três fábricas na Alemanha (matriz), além de outras na Rússia, EUA e agora no Brasil. Escritórios de administração e vendas na França, Reino Unido, Polônia, Canadá, China e Ucrânia.

Produtos

Dentre os produtos anunciados pela Horsch estão:

Evo CS: adubadora de alto desempenho para aplicação de fertilizante granulado por meio de hastes sulcadoras em profundidades de até 35cm. Configurada na versão 24 linhas com espaçamento 45cm, a EVO abrange uma largura de trabalho de 10,80m.

Maestro Kompas: plantadeira articulada composta por duas barras de plantio independentes que proporcionam perfeita adaptação ao terreno. Desenvolvida para o plantio direto a Kompass é uma plantadeira adubo e semente, disponível nas versões 12, 14, 16 e 18 linhas nos espaçamentos de 45 e 50cm.

Maestro Evolution: versão atualizada da plantadeira Maestro SW que recebeu o novo dosador HORSCH Airvac (ainda mais preciso), além de upgrades que aumentaram sua eficiência e facilidade de operação. Desenvolvida para o plantio direto, a máquina é biarticulada e está disponível nas versões: 24, 30, 36, 39 e 40 linhas nos espaçamentos 45, 50 ou 60cm.

 

Compartilhar