Imea reduz projeção da safra 2025/26 de algodão em Mato Grosso

A área de cultivo projetada para o algodão na safra 2025/26 no Mato Grosso foi reduzida para 1,42 milhão de hectares, uma queda de 0,83% em relação à estimativa passada do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Na nova edição do relatório de Oferta & Demanda de Algodão do órgão, a redução de 8,06% frente à safra 2024/25 se dá devido à intenção dos cotonicultores em reduzir suas áreas de plantio, neste ano.

A produção de algodão em caroço, considerando a menor projeção de área de cultivo, foi estimada em 6,21 milhões de toneladas, queda de 15,13% frente à safra passada. Por fim, a produção de pluma foi projetada em 2,56 milhões de toneladas.

A produtividade da safra, segundo a metodologia do Imea, está estimada em 290,88 @/ha, 7,69% inferior ao observado na safra 2024/25.

De acordo com o documento, todas as regiões do estado devem ter uma queda no plantio e produção de algodão. Atualmente, a semeadura se encontra adiantada e mais de dois terços da área projetada foi semeada dentro da janela ideal, ao contrário do registrado na safra 2024/25, em que esse percentual foi de 53,48%.

Fonte: Datagro 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Relacionados

Sorgo ganha mercado e pode dobrar área plantada no Brasil até 2035

Mato Grosso intensifica combate ao bicudo na reta final da safra de algodão

Produtor tem até 12 de novembro para pedir renegociação de dívidas