Máquinas e Inovações Agrícolas

Indústria de máquinas agrícolas dribla falta de peças e componentes

O agravamento da pandemia no Brasil, a partir de março, que impôs novas medidas de isolamento social em todo país, aliado a alta demanda (favorecida pelo aumento do preço das commodities no mercado internacional e pela desvalorização cambial, internamente), já impactou a indústria de peças e componentes para máquinas agrícolas.

Depois de vivenciar um período de falta de produtos e aumento no preço do aço, no ano passado, a indústria vive novamente um período de apreensão.

No campo, há relatos de que muitos fabricantes estão tendo dificuldades em cumprir prazos de entrega.

No início do ano, conversamos com Pedro Estevão, que é presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq. Na ocasião, ele falou da falta de matéria prima na indústria, que se arrastava desde 2020, mas se mostrava otimista de que a reposição seria normalizada a partir do final do primeiro trimestre de 2021, o que, na prática, acabou não se concretizando.

O Podcast da MIA desta semana convidou Estevão, para comentar mais uma vez a situação. O executivo da Abimaq reconheceu que os atrasos nas entregas continuam ocorrendo e não descartou que o problema se arraste até o final do ano. No entanto, ressaltou, o resultado do setor segue em alta, com crescimento acima de 60%. Acompanhe:

 

Compartilhar