Máquinas e Inovações Agrícolas

JCB lança escavadeira florestal para o mercado brasileiro

Equipamento foi desenvolvido para trabalhar em operações Cut-to-Length, com preparação especial para receber qualquer marca de Harvester

A JCB desenvolveu a Escavadeira Hidráulica Florestal JCB JS220F pensando especialmente no mercado florestal que está em franco crescimento no país. Projetado para trabalhar em operações do tipo Cut-to-Length (toras curtas), o equipamento conta com uma preparação especial de fábrica para receber qualquer marca de Cabeçote Harvester. Segundo a fabricante,
a primeira máquina foi testada por mais de 2.000 horas.

O mercado florestal brasileiro tem passado por avanç os significativos em relação aos sistemas de colheita de madeira, inclusive substituindo moderadamente os sistemas manual e semimecanizado de colheita, por um modelo mecanizado. “Em um cenário florestal de tendência de mecanização das atividades de colheita, com a evolução do volume de colheita nos próximos quatro anos, considerando as expansões já anunciadas, esse crescimento deverá girar em torno de 10%”, revelou o gerente de produtos da JCB, Etelson Hauck.

A movimentação do mercado é confirmada por dados da Industria Brasileira de Árvores (IBÁ). Segundo a entidade, o país deve receber até 2023 um investimento de R$ 32,9 bilhões em projetos que visam o aumento dos plantios, ampliação de fábricas e novas unidades.

Atualmente são 7,83 milhões de hectares de árvores plantadas (eucalipto, pinus e demais espécies) que abastecem mercados como o da celulose e papel, siderurgia e carvão vegetal e de painéis de madeira e pisos laminados. Somente em 2018 a indústria registrou um superávit de US$ 11,4 bilhões, um avanço de 26% em relação ao ano anterior.

“O cliente florestal é exigente e demanda alta produtividade, com uma necessidade de operar 24 horas nos sete dias da semana”, adianta Hauck. “Esse é um projeto específico para a colheita de toras curtas, que representa 66% do mercado. E como há predomínio de harvesters, em comparação com as demais máquinas, nossa escavadeira conta com uma preparação de fábrica para receber qualquer marca de cabeçote Harvester, com linhas hidráulicas de alto fluxo e conexões de engate rápido.”

O gerente explica que, ao todo, o projeto da escavadeira JS220LC ganhou mais de 50 aprimoramentos para ser capaz de realizar a colheita florestal. Para ter a capacidade de operar 24 horas, durante sete dias da semana, a máquina recebeu um tanque de combustível de 590 litros, linhas, filtros e radiador aprimorado, além de um pacote de iluminação noturna com 11 lâmpadas Full LED.

Outra inovação importante foi a implementação de um pacote de proteções em toda a máquina, para evitar danos a seus principais componentes. A cabine é reforçada com policarbonato balístico de 19 mm de espessura na frente e 9 mm no restante. Já a gaiola de aço que cobre a cabine garante altos níveis de proteção contra a queda de objetos (FOPS I e II,
FOGS).

Por fim, o chassi inferior foi aperfeiçoado para a operação florestal, recebendo uma estrutura de proteção interna e externa ao longo dos roletes inferiores para eliminar o risco de desalinhamento, e a esteira recebeu sapatas de garras duplas de alta penetração com 600 mm, garantindo tração em qualquer terreno.

CB LiveLink

Disponível para diversos modelos no Brasil, como a retroescavadeira 3CX e os manipuladores telescópicos, o sistema de telemetria JCB LiveLink estará presente também na JS220F. O LiveLink trabalha como uma espécie de Raio-X das máquinas, fornecendo relatórios de operação que podem ser acessados via computador, smartphones e tablets. Dessa maneira, é possível acompanhar o desempenho da máquina à distância, permitindo que o cliente gerencie sua frota com mais eficiência e programe as manutenções antecipadamente de forma rápida e prática.

Rede de distribuidores

A JCB finalizou neste ano um projeto de consolidação e fortalecimento da sua rede de distribuidores. Com a nomeação e parceria com novos grupos nas regiões norte e centro-oeste, a JCB passou a oferecer 64 pontos de atendimento em todos os estados do Brasil, sinônimo de solidez e capacidade para atender aos clientes de todo o país.

Fonte: JCB
Compartilhar