Direto do mercado. A gama de máquinas preparadoras de fileiras enterra-pedras produzidas pelo fabricante italiano Forigo Roteritalia possui rotor duplo que gira no sentido oposto. As séries de capacidade maior de trabalho são a TD 35 (de 3,90 m de largura de trabalho) e a TD 45 (de 5,55 m); em uma barra de aço de seção quadrada dobrável hidraulicamente estão montados três elementos da série básica D35 ou D45. A formação da fileira é executada por robustos carters de chapa de ferro moldada “a corcunda” seguidos por rolos packers, a gaiola ou lisos com bordas cônicas, de ponto morto ou de acionamento hidráulico. Cada elemento das séries TD possui macho estriado passante, para transmitir o movimento a outras operadoras eventualmente acopladas, como uma semeadora pneumática. Para obter controle apurado da profundidade de trabalho, cada componente específico se apoia em um carrinho traseiro dotado de um pneu. As séries TD 35 e TD 45 requerem o acoplamento a tratores de 200-260 CV (147-191 kW) e tdp de 1.000 rpm.
Na gama de preparadores de fileiras enterra- pedras produzidos pela também italiana Ortiflor Group se destaca pela robustez a série TSP, cujos modelos possuem rotor que gira ao contrário e que trabalha a uma profundidade de 20-23 cm e lança o material remexido contra uma grade separadora a pentes. A formação das fileiras é feita mediante um capô nivelador com molde corcunda e um rolo cônico em ambos os lados, que gira a ponto morto ou por meio de um motor hidráulico. A transmissão é particularmente robusta, tendo sido projetada para um serviço de até 350 CV. A máquina está disponível para larguras de trabalho de 3, 3,5 ou 4 m e requer o acoplamento com a tdp a 1.000 rpm de tratores de 120-160 CV (88-117 kW).
Para permitir o transporte “no molde” da preparadora de fileiras enterra-pedras, a Valentini Antonio propõe a série Ercules, caracterizada por uma estrutura dobrável com quatro cilindros hidráulicos. O rotor é de tipo contra- rotatório, enquanto a grade peneiradora a pentes determina a queda de pedras no sulco criado pelo rotor. O carter posterior favorece a desintegração por impacto dos torrões remexidos; quem providencia a formação das fileiras são três capôs de chapa de ferro munidos de arados laterais, reguláveis mecanicamente mediante macacos a parafusos. A largura de trabalho é de 6 ou 7,7 m, conforme o modelo; requer o acoplamento com tratores de pelo menos 260 CV (191 kW) e tdp a 1.000 rpm.